21/11/2010

ROY LICHTENSTEIN

A pintura "Ohhh...Alright..." de um dos ícones da pop art, Roy Lichtenstein,(1932-1997) foi vendida na semana passada num leilão da Christie's, em Nova York, pelo valor recorde de US$ 42,6 milhões, cerca 30 milhões de euros, um novo recorde para o artista, que assim viu mais do que duplicar o valor do seu trabalho no mercado..

O quadro, pintado em 1964, estabeleceu um novo recorde para obras de Roy Lichtenstein. O maior valor pago até então por um trabalho de Lichtenstein um dos nomes incontornáveis da pop-art, havia sido de US$ 16,2 milhões em 2005.

A pintura, feita em estilo de caricatura, mostra o rosto de uma bela mulher segurando um telefone com um balão de diálogo que indica “Ohhh... Alright...” - o título da obra -, e foi executada em 1964, emulando o estilo da BD e de peças e ilustrações comerciais de reprodução a nível industrial e comercial.

E a crise!!!! o sucesso destes leilões vem mostrar que, apesar da crise económica, o mercado da arte continua a ser muito procurado pelos investidores No dia 2, abriu com a venda, na Sotheby’s, de um quadro de Amedeo Modigliani, “Nu Assis sur un divan (La Belle Romaine) ” por 49 milhões de euros. O quadro, pintado em 1917, foi considerado pelos responsáveis da Sotheby’s como “um dos melhores nus da história da arte”.

Na mesma noite, a Sotheby’s vendeu ainda obras de Matisse e Picasso.No dia 3, a Christie’s conseguiu 168 milhões de euros com vendas de um catálogo mais extenso, enquanto no ano passado não chegou aos 50 milhões de euros. A escultura de Matisse “ Nu de dos, 4 de état” foi vendida por 34,7 milhões de euros, um recorde para o artista francês.

O leilão “Carta-branca” da Phillips de Pury & Company, que se estreou segunda-feira, conseguiu vendas que superaram as expectativas - alguns artistas conseguiram mais uma vez valores recorde pelas suas obras, como foi o caso de Félix Gonzalez-Torres, Rudolf Stingel e Cindy Sherman.

A escultura “Miss Ko2”, do japonês Takashi Murakami, foi comprada por José Mugrabi, depois de este ter vendido “Men in Her Life”, de Andy Warhol, por 50 milhões de euros. O valor pago por “Men in Her Life”, que retrata Elizabeth Taylor entre os seus maridos, foi o segundo mais alto de sempre para uma obra de Warhol. O mais caro foi “Green Car Crash (Green Burning Car I) ”, vendido pela Christie’s em 2007 por 53 milhões de euros.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails