28/11/2010

R. I. P. PETER "SLEAZY" CHRISTOPHERSON

R.I.P. Peter Martin ‘Sleazy’ Christopherson

27 Fevereiro 1955
-
24 Novembro 2010

Desculpem mas fiquei parvo, apalermado, sem palavras, e muito triste, ás 1h 55m ... Não costumo estar no blog a esta hora, nem a ouvir musica deste género- melancólica, éterea, sentimental, reflectiva, e pela primeira vez no site - dwars.radio6.nl/
Segue-se a lista que estava a ouvir:

-bonnie prince billy & the black swans ‘bertrand my song’ (larry jon wilson)
45 ‘sing larry jon wilson’ drag city

-max elliott ‘the nature o nature’
45 ‘the nature o nature’ sacred bones

mount eerie ‘i whale’
2lp ‘song islands vol. 2′ p.w. elverum & sun, ltd.

swans ‘little mouth’
cd ‘my father will guide me up a rope to the sky’ ‘young god records

belfi&grubbs&pilia ‘lightning vault’
lp ‘onrushing cloud’ blue chopsticks

rain drinkers ‘yehudi res’
cdr ‘bore upon the breath of dawn’ reverb worship

peter broderick ‘part 2 understanding’ (congregation)
2×10” ‘music for contemporary dance’ erased tapes

horse feathers ‘bonnet of briars’
45 kill rock stars

william tyler ‘between radnor and sunrise’
cd ‘imaginational anthem IV : new possibilities’ tompkins square

wooden wand ‘tiny confessions’
cd ‘death seat’ young god records

jason simon ’strayin’
cd ‘s/t’ tee pee records

head of wantastiquet ‘mavi marmara’
cd ‘dead seas’ conspiracy records

Já tinha lido a noticia , mas como de leitura rápida nem reparei, nem em tal pensei, e confundi com o outro membro dos Coil, John Balance que tinha morrido em 2004, e pensei que relembravam a data do seu falecimento. Para espanto meu quando fazia uma pesquisa sobre os Wooden Wand and The Vanishing Voice, para colocar uma foto para o post(já tinha visto algumas das capas dos albums) mas queria uma da banda, o que encontro é a terrível noticia : Peter "Sleazy" Christopherson RIP.

A notícia espalhou-se como um incêndio. Escusado será dizer que foi um choque. Além da tragédia humana, a perda para a cena underground de um dos mais inovadores artistas.

Peter tinha 55 anos e, supostamente, faleceu durante o sono na sua casa, em Bangkok, Thailand. A notícia foi dada nas primeiras horas da manhã por outros dois fundadores dos Throbbing Gristle, Chris Carter e Cosey Fanni Tutti, no seu twiter "Our dearest beautiful Sleazy left this mortal coil as he slept in peace last night.words cannot express our grief".

Não foram reveladas as causas da sua morte. Nascido em Leeds, Inglaterra foi fundador dos Psychic TV e Coil, e realizador de vídeos e criador de artwork. Haveria também de lançar álbuns a solo com a designação The Threshold HouseBoys Choir.

"Scatalogy", lançado em 1984 continuará a ser a obra-prima absoluta do legado dos Coil! Este álbum é um dos melhores álbuns já produzidos na história da música industrial / experimental. Quase 30 anos após o seu lançamento ainda tem a força para surpreender, com certeza contribuiu para a fama dos Coil. Peter Christopherson era muito mais do que um músico, era um artista completo que fez algumas obras de arte e foi também activo e elogiado com renome de director de vídeo (trabalhou com nomes famosos como NIN, Ministry, Front 242 ... e também Nora Jones, Sepultura, Yes, Diamanda Galas). Christopherson era uma lenda viva, mas agora permanecerá imortal através de sua genialidade.

Em Outubro Sleazy tinha tocado em Londres, no Village Underground, o que será agora para sempre o último concerto dos Throbbing Gristle em Inglaterra.

Um dos últimos concertos da sua vida ocorreu já este mês na Casa da Música do Porto, mais concretamente no Clubbing de Novembro. Christopherson apresentou-se com os X-TG (na prática, os Throbbing Gristle sem outro dos fundadores, Genesis P. Orridge). Algumas das últimas fotos de Peter Chrisopherson foram no Porto na Casa da Musica com sua banda X-TG, e podem ser encontradas no site Flickr, de Chris Carter.

Robin "Scanner" Rimbaud disse: "Sleazy era o mais doce cavalheiro, lembro dele dizer que depois de sair o primeiro CD de Scanner, em 1992, que foi o primeiro álbum que ouviu durante o começo ao fim, há um longo tempo, o que realmente me tocou, uma vez que eu fui um fã dos TG desde 1980. Ficamos amigos desde então e eu vou sentir falta dele num coração oco. "I hope there's a hellish handsome angel out there that has kidnapped him for eternal naughtiness".

Assinem o Book of Condolence - http://unklesleazy.tv/

"Qualquer jovem que seja corajoso o suficiente para fazer valer a sua vida, a sua sobrevivência mesmo, sobre a arte, ficará fora do mainstream, não se deve curvar à maioria, possivelmente, até mesmo rejeitá-la deliberadamente, e estando numa viagem semelhante, e eu envio-lhes o meu amor e bênção. "- Peter Christopherson

Reste in Peace Peter

2 comentários:

Luis Baptista disse...

Que pena, uma mente proficua e excelente, ja o afirmei mil veees, LOVE COIL e agora Coil, acabou mesmo, passei muito do meu tempo a ouvir Coil, mais do que qualquer outro rojecto onde eles estiveram inseridos e pronto, mais uma triste e estupida noticia num mundo desregulado!

ruicarvalho disse...

é mesmo uma estúpida noticia neste mundo injusto e sem rumo....

Mais os Coil e os TG, foram uma das bandas que a " nossa " geração mais gostou,ouviu, e sentimos um carinho por eles....Obrigado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails