27/10/2010

CHROME - DAMON EDGE

Chrome nasceram nas sombras de San Francisco em 1976. O primeiro lançamento "The Visitation " foi o início de um embarque musical de quase 26 anos, em estranheza, surrealismo, e todas as outras coisas estranhas. Atrás dos controles de produção estava Thomas Wisse, também conhecido como Damon Edge, que financiou o projecto e começou a Siren Records.

Desenho de influências dos Can, Crime, The Stooges, e Musik Konkrete, a dupla produziu um som que ninguém poderia possivelmente ter emulado. Gary Spain, Mike Low, e John Lambdin, foram a a força principal na criação de "The Visitation". Através de Gary Spain, Edge, introduziu Helios Creed que estava num outro grupo com Spain. Helios viria a ser a outra metade encharcado no som ácido dos Chrome.

Gary Spain (bass, guitar, vocals) e Damon Edge forma em 1976 os Chrome. John Lambdin (vocals, guitar and bass) e Mike Low (guitar, synth, and bass).

"Eu não posso imaginar ter que fazer outro trabalho duro para ganhar a vida ... Eu não poderia começar a cavar uma vala ou algo parecido. Acabaria por empurrar a picareta através do meu crânio ... Eu faço todo o trabalho artístico nos álbuns dos Chrome. Fui à escola de arte da Walt Disney " Quando tinha 17 ..." Damon Edge

Em muitos álbuns, ele é creditado na bateria / percussão, sintetizadores, vocais, guitarras e fitas. Um macaco-para-toda-a -obra....

Alien Soundtracks ", em 1978, explora e desenvolve outros tipos de áudio elaborando um garage punk, jam-psicadélico. Enquanto ‘Half Machine Lip Moves',1979, possivelmente o mais famoso álbum do repertório dos Chrome é muitas vezes citado como influência por muitas bandas de GG Allin a The Jesus Lizard.

Edge e Creed tocam todos os instrumentos e vocais com Gary Spain contribuindo ocasionalmente.

"Sim, nós gravamos os dois álbuns em quatro faixas na minha sala ... eu tenho todos os gravadores de fitas na minha casa porque o meu espírito controla todas as músicas que eu faço ... Eu quero estar sempre pronto para gravar qualquer coisa do meu espírito.."


"Read Only Memory", saiu logo após ' Half Machine.. ' é um" twist of tapes" apartir de som, encontrado no famoso tema 'I am the Jaw'. 1980 distintos, diferentes videos 'New Age' (Three Versions) e 'Meet you in the Subway' exibição de shows Damon e Helios a caminhar pelos túneis da estação de São Francisco BART, vestidos como droogs - membros de gangues de rua, no filme A Laranja Mecânica.'Red Exposure' (1980), e o EP 'Inworlds' (1981).

Possivelmente o mais rigoroso dos lançamentos dos Chrome "Blood On The Moon ' 1981, graças à ajuda de John e Hilary Stench, dos Romeo Void e Vital Parts - tocando baixo e bateria respectivamente.

Chrome tocam no festival de Bologna, Italia. Album "Live in Italy".

No ano seguinte, 1982, provou ser um ano muito produtivo para a banda com uma infinidade de lançamentos e vídeos. 'Third from the Sun " contou com a clássica canção do mesmo nome [cover pelos Prong em 1989]. John & Hilary continuou na secção rítmica, enquanto Hélios tocou guitarra, Damon quase exclusivamente começou a cantar, e tocar sintetizadores. A mulher de Damon, uma francesa chamada Fabienne Shine, começou a cantar, e pode ser ouvida na primeira faixa "Off the Line". Mais três vídeos divulgados, naquele ano, 'Firebomb "," The Need" e " Danger Zone "( consiste em fitas educativas de dois filmes unidas de uma forma interessante).

Em 1984, desapareceram dos EUA. Damon manteve o nome da banda e muda-se para a Europa com a esposa Fabienne, recrutou um elenco novo, a maioria dos quais havia tocado em bandas de Fabienne, Shakin 'Street.

"Eu só tinha que sair. Queríamos mudar para a Europa, Helios queria ficar de fora ... Eu olhei para o céu, e tudo que eu podia ver eram barras de prisão gigante ao redor da cidade ... O que aconteceu comigo e o Helios foi exagerado pelos mídia ... Tivemos problemas com os encargos da Subterranean Records. Eles roubaram-nos. Então eu deixei ... "

"Another World", em 1985, foi um álbum muito mais optimista, sem abrandamento, e escuros ritmos electro. 1986 "Dreaming In Sequence" foi uma continuação, guitarras "limpas" empurrados para o primeiro plano, som totalmente novo dos Chrome.

"Eternity", 1986, um álbum frouxo, fluindo com duas canções uma no lado A, e outra no no lado B. Electro-rhythms, sintetizadores "limpos", guitarra repetitiva e vocais, o regresso a um som um pouco mais escuro, banda sonora, atmosférica. Em 1987, Damon traz novos músicos e lançou o escuro 'Alien II Soundtracks " uma explosão electro-synth de canções e a retorna a temas de aliens, outros planetas, e "Pharaoh Chromium sitting on his throne". "Muita gente gostou de 'Ghost Town' a música de abertura. Que eu escrevi em cerca de um dia..." Damon.

Na Alemanha, Dezembro de 1987, Chrome tocam ao vivo. Muito pouca informação disponível sobre este evento, mas foi lançado como um álbum completo.

'We need at least $30,000 to start a tour off. Any less and it's just too rough...I got into a little trouble while we were on tour once and the prince of Morocco had to help me out of it (laughs). The prince was a Chrome fan...'

Damon Edge produz os seus proximos quatro álbuns: 'Alliance' (1985), 'Grand Visions’ (1986), 'The Surreal Rock' (1987), e 'The Wind is Talking' (1986).

No final dos anos 80, Damon e Fabienne separaram-se e Damon voltou para Los Angeles, onde tinha crescido. Lança em 1988, 'One Million Eyes'.Uma espécie de retorno a um som mais antigo dos Chrome, o lado B é um tema de catorze minutos.

Saiu em 1990, 'Mission of the Entranced', apenas duas faixas, lado um "We Are Not Haunted ' lado dois 'Mission of the Entranced'.

segue-se em 1994, 'The Clairaudient Syndrome'. Lado um, simples rock temperado com enorme senso de humor . Lado B, é uma viagem no espaço interior.Pode-se imaginar um demente alien falando com um veterano de guerra num pódio, enquanto uma nave espacial emite um som orgânico do ruído dos motores e pulsando silenciosamente em segundo plano.


"My new CD is coming out soon, it's called 'The Clairaudient Syndrome'. Clairaudient is a phenomenon where you hear a sound before it actually happens...I changed all the band members names, we've got a new thing going now."

Agosto de 1995. Thomas Edward Wisse foi encontrado morto no seu apartamento em L.A., de insuficiência cardíaca. O relatorio disse ter ficado muito doente e seria Agoraphobic. Damon passou os últimos dias de a gravar novas músicas para futuros lançamentos.

Incidentalmente, 'Angel of the Clouds' como azar encontra-se no ultimo trabalho no album 'Days of Beauty’.Pouco depois de resolver as coisas com Helios, os dois falaram de uma possivel reunião, que, obviamente, nunca aconteceu.

De qualquer forma, Damon teve uma visão brilhante e criou os Chrome. A sua memória os seu 20 anos de gravações, o seu trabalho e as suas histórias continuam vivas.

D A M O N E D G E . . . 1 9 4 9 - 1 9 9 5

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails