12/08/2010

BEATLES - 50 anos depois

Há 50 anos e um dia atrás, George Harrison, John Lennon, Stuart Sutcliffe e Paul McCartney ainda eram os Silver Beetles e estavam a um dia de partir para Hamburgo, onde tinham arranjado algumas datas para tocar. Mas faltava-lhes um baterista.

Um dia depois, na noite de 12 de Agosto, conheceram Pete Best, um baterista que «conseguia manter a batida por muito tempo». Foi assim que John Lennon definiu Pete Best e justificou a sua aquisição para a banda. Estavam formados os Beatles.

Há 50 anos atrás, os Fab-Four (na altura Fab-Five) contavam poucos dias de existência como banda, mas já se tinham feito à estrada a caminho de Hamburgo. Para trás ficavam três anos embriónicos, com John Lennon, Paul McCartney e George Harrison ­ todos menores - como núcleo duro. Chamaram-se Quarry Men, The Moondogs e até Beatals, mas chegaram à cidade alemã já como Beatles, um baterista e o eternamente conhecido como 'quinto Beatle'.

Hamburgo foi, acima de tudo, uma escola de palco para a banda de Liverpool. Conforme Harrison recordava na sua autobiografia, o grupo viajou numa carrinha sem assentos, dormiu na sala de projecção de um cinema e tocou em sessões contínuas de quatro horas e meia.
Foram 48 actuações ao todo, que só terminaram com a deportação de Harrison: era menor. A banda foi regressando a Inglaterra a conta gotas. E quando se juntaram os quatro em Liverpool, tomaram a cidade de assalto, fizeram do The Cavern a sua "residência oficial" e o resto... Bom, o resto é uma história que fala por si.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails