Em Julho de 2009 o Fourth Plynth da Trafalgal Square, em Londres, focou ocupado por pessoas comuns. Cada um ficou uma hora.
“Quem quer ser uma obra de arte?” é a pergunta que Antony Gormley, artista plástico britânico, faz a todo o Reino Unido. E não, não é um novo “reality-show”.
O projecto de Gormley, “One & Other”, foi colocar pessoas comuns (ou incomuns) no topo do Fourth Plynth (plinto é um pedestal famoso por ser um dos inúmeros ícones da cidade) que serve como base a uma estátua na Trafalgar Square, em Londres. O desafio foi aberto a todos os habitantes do Reino Unido (ou que estejam no país) com mais de 16 anos. Quem quiz ser candidato pôde fazê-lo no site www.oneandother.com e tentar ser um dos 2400 escolhidos que ocuparam a plataforma durante uma hora, a partir de 6 de Julho e durante 100 dias.
A única adição de Gormley à estrutura do plinto será uma rede colocada nos lados do paralelepípedo.
“Os participantes podem fazer o que quiserem. Podem levar para a plataforma tudo o que conseguirem carregar. Sem dúvida, haverá alguns exibicionistas, mas outras pessoas podem desejar não dizer nada, apenas estar lá em cima e representar-se a si próprios e à sua comunidade,” escreveu Gormley num artigo no “Guardian”.
A nudez é permitida, mas quem fizer algo ilegal ou obsceno será retirado do plinto, lembrava o “Times”. “One & Other” vai ser filmado pela Sky ao longo das 2400 horas e um vídeo da plataforma também será transmitido em directo na National Portrait Gallery.
Quando o Fourth Plynth foi criado em 1841 destinava-se a ser a base para uma estátua equestre, mas devido à falta de fundos ficou desocupado. Durante mais de um século, a plataforma ficou vazia e chegou mesmo a ter a alcunha de “Empty Plynth”. Em 1998, a Royal Society for the Encouragement of Arts, Manufactures and Commerce (RSA) encomendou projectos a Mark Wallinger, Bill Woodrow e Rachel Whiteread para serem exibidos temporariamente na plataforma. Em 2005, foi exposta uma escultura de Mark Quinn que atraiu a atenção do público e da imprensa, pois Quinn utilizou como modelo a artista Alison Lapper, que nasceu sem os dois braços, quando estava grávida de oito meses. Desde Novembro de 2007 que tem estado exposta uma escultura de Thomas Schütte, “Model for a Hotel 2007”, e em Julho será substituída pelo projecto “One & Other”.
Todos os projectos exibidos na plataforma da Trafagal Square têm sido temporários e, em Agosto de 2008, começaram a surgir rumores de que a plataforma estaria a ser “reservada” para uma estátua da Rainha Isabel II, quando a rainha morresse.
Sem comentários:
Enviar um comentário