Os portugueses Pop Dell´Arte editam já amanhã, 14 de Junho, "Contra Mundum". É a primeira vez em 15 anos que concluem um album de inéditos. Assinalam desta forma 25 anos de carreira, e durante esse período, a banda editou o EP "So Goodnight" em 2002, a compilação "POPlastik" em 2006 e que inclui temas novos, e "Sex Symbol" de 1995.
Os Pop Dell'Arte formaram-se em fins de 1984, em Campo de Ourique, tendo origem nas divergências que causaram o fim dos Ezra Pound. A formação inicial incluía João Peste (voz), Zé Pedro Moura (guitarra), Paulo Salgado (baixo) e Ondina Pires (voz e bateria).
João Peste funda a editora Ama Romanta, em Maio de 1986 é editada a compilação "Divergências" onde aparece o tema "Máscara" dos Pop dell'Arte e "Dim" de João Peste a solo. O grupo termina em Julho de 1989. João Peste cria os Acidoxi Bordel.
"Contra Mundum" não vai contar com o formato LP, será apenas um CD numa edição limitada – numerada - que inclui um booklet de 24 páginas e um poster de face dupla.
A formação actual, que gravou o disco no estúdio alfacinha Golden Pony, é composta por João Peste (na voz), Zé Pedro Moura (no baixo), Paulo Monteiro (na guitarra eléctrica), Nuno Castedo (ex-More República Masónica, na bateria) e Eduardo Vinhas (nas teclas e percussão, tendo sido igualmente o técnico de som).
"Ritual Transdisco" é o primeiro single e o tema de abertura, diz-se, foi construído a partir de um poema fonético de João Peste - em continuidade com outros poemas seus, também de inspiração dada e futurista, como "Querelle", "Rio Line" ou "Turin Welisa Strada".
Este single encontra-se disponível para download gratuito no blogue e myspace da banda.
"Contra Mundum" conta com as colaborações especiais do trompetista britânico Simon White em dois temas e do DJ Rui Vargas que empresta a voz a um dos temas.
A primeira data da digressão dos Pop Dell’Arte já é conhecida e será a 4 de Julho, no Teatro Virgínia, em Torres Novas.

Sem comentários:
Enviar um comentário