Mas o que moda tem a ver com música? Tudo. A relação da moda com a música é antiga, a moda e a música caminham juntas e unem-se desde dos primeiros acordes de uma guitarra eléctrica até hoje.
A música influencia o nosso comportamento, a nossa maneira de pensar e modo de vestir... Não importa qual o tipo de música que curtes, a moda vai está sempre presente em todo o movimento musical.
Anos 50 :década de 50 chegou com o fim da guerra e, portanto o fim do racionamento de tecidos dos anos 40 fazendo com que as mulheres voltassem a ser mais femininas e glamorosas. A silhueta era o “New Look” de Chistian Dior em 1947. Estilo casaco de couro, muito twist e saias rodadas, cintura bem marcada, sapatos de salto alto e acessórios de luxo como luvas, peles e jóias. Epoca do Rock and Roll, ficou conhecido como “Os Anos Dourados”. Foi a década marcada por grandes avanços nas áreas da ciências e tecnologia, e pelas mudanças culturais e comportamentais das pessoas, basta dizer que essa foi a década em que começaram as transmissões de TV.Elvis Presley com o seu estilo dançante bastante copiado batia recordes de audiência com as suas apresentações na TV.O mundo do cinema também lançou a moda do garoto rebelde, simbolizado por James Dean, no filme "Fúria de Viver "(1955) de Nicholas Ray,em que usava blusão de couro e jeans. Marlon Brando também um grande ídolo da época, sugeria um visual displicente no filme "Um Eléctrico Chamado Desejo" (1951)de Elia Kazan.
Anos 60 e 70: Embalados pelo Love´s All e os contrastes dos fatos dos Beatles com o estilo mais hippe que eles assumiram já no final da banda. Os metaleiros com estilo gótico, passando pelos punks tipo gotic chic.
Anos 80: Ao som da New Wave, as pessoas dançavam com muito neon, roupas coloridas, tons flúor, cabelo de tipo poodle e muita ombreira.Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada á musica- MTV . O rock possui vários estilos que marca essa década, o Punk e Pós-Punk.
Anos 90: Época do Grunge,de calças rasgadas e camisa de flanela, dos exagerados Clubbers com piercings, cabelos coloridos e época do Hip Hop de estilo boné, camisas enormes com bermudas e muita corrente no pescoço.
Ano 2000: Tempo do INDIE ROCK com óculos estilo nerd fundo de garrafa.Tempo do EMO, estilo visual franja caindo nos olhos e do MOD estilo rock limpinho, casaquinho e cabelos penteados a lá anos 60.
A primeira junção de moda e música aconteceu nos anos 70, é claro que a moda e a música sempre se completaram, mas ainda não haviam escrito nenhum episódio mostrando essa ligação. A estilista Vivienne Westwood, tinha uma loja em Londres chamada Let It Rock, onde vendia roupas modernas. Vivienne tinha um namorado chamado Malcon Mclaren empresário dos Sex Pistols.
No início dos anos 80 o Clubber, um movimento que tinha como líder o clube Hacienda e o selo Factory, trouxe para o visual dos jovens da época as cores flúor, as calças semi- bagg, as camisas com personagens de desenhos japoneses, ténis com plataformas, maquilhagens que brilham no escuro, e muito neon...
O factor principal de um desfile são as roupas, claro. Mas aquele show todo que se vê nas grandes semanas de moda ao redor do globo vale-se de outros aparatos para a criação de uma atmosfera capaz de inserir o público na visão, criação e no mundo do estilista. Iluminação, cabelo, maquilhagem, decoração da passarela e, como não poderia faltar, a música - aquela que, quando bem escolhida, faz a plateia bater discretamente o pé no chão e balançar o corpo.
Ela pode não ser o grande destaque, mas actua como coadjuvante essencial durante os desfiles de moda. É a cereja em cima do bolo.
Assim como na própria criação das peças, o responsável pela banda sonora (o estilista ou o DJ) de um desfile tem espaço para inovar. Uma escolha mal pensada, pode mesmo prejudicar.
Sempre me intrigou quem é que tem o bom gosto na escolha. Desde há muitos anos, que vou ouvindo "boa" musica durante os desfiles. A musica deve ter a ver com a colecção e com a imagem, mas sem ser redundante.
Talvez sejam as modelos as mais afectadas pelo som durante os eventos de moda. Considerando a variedade de estilos musicais (muitas vezes dentro de um único desfile pode iniciar com uma faixa de MPB e finalizar com drum 'n' bass).
Sem comentários:
Enviar um comentário