20/06/2010

EDWARD LARRY GORDON - aka LARAAJI

Edward Larry Gordon “Celestial Vibration”.O catálogo da colecção da Soul Jazz, é arrepiante. A selecção é criteriosa e é raro não ser reeditado um disco que não seja essencial.

A Universal Sound está lançando o primeiro álbum produzido por Eno para o artista Laraaji. "Celestial Vibrations" é uma viagem cósmica e soa diferente de tudo quando foi lançado em 1978. O album de Edward Larry Gordon (Laraaji) foi emitido pela primeira vez em Nova York como um registo privado, e prensagem apenas com distribuição mínima.Tornou-se um valioso objecto de colecção. Este álbum é conhecido por poucas pessoas, que tem-no agora disponível para mais trinta anos.

“Celestial Vibrations” é composto por duas peças, com cerca de vinte minutos cada, em que a harpa é o instrumento principal, além da cítara, e kalimba (piano de polegar Africano), cria um transe hipnótico como paisagem musical. Faz lembrar alguns momentos de Alice Coltrane.

"Celestial Vibrations" foi criado antes do conceito "ambient" existir, após o lançamento deste álbum Laraaji logo chamou a atenção de um outro pioneiro musical, Brian Eno.

Laraaji chegou à fama na década de 1980 como um artista mundial "ambient", depois de trabalhar com Brian Eno para o lançamento do seu seminal "Days of Radiance" como parte de uma série de Eno Ambiance para a EG Records. Laraaji desde então tem trabalhado com um vasto leque de músicos experimentais, incluindo Jon Hassell, Harold Budd, Michael Brook, Bill Nelson, Roger Eno, Nana Vasconcelos e Bill Laswell.

"Eu estava consciente de Albert Ayler. As suas longas gravações de som cósmico me influenciou para a música cura cósmica. Eu experimentei Sun Ra Arkestra em Nova York durante a década de 1970. Também conheci Alice Coltrane a sua harpa e o órgão a música agitou-me profundamente - como fez a sua devoção espiritual. Alguns dos meus trabalhos com a cítara pode muito bem ser inspirados pela exposição da sua harpa, órgão e canto. Eu também acho que a música gravada por John Coltrane é uma terra de forte emotividade cósmica ". Laraaji

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails