A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
14/05/2010
VINYL
Os tempos áureos do disco de vinil começaram nos anos 50 e duraram até ao final dos anos 80. Em 1948 a Columbia Records apresentava em Nova Iorque um novo material, o primeiro LP de 33 rpm, e, no ano seguinte, a RCA Victor lançou o primeiro de 45rpm.A vibração que advém do toque da agulha no disco é transformada em sinal eléctrico que, por sua vez, é amplificado num som a que chamamos música. Mas é possível ouvir um disco de vinil sem a ajuda de amplificadores eléctricos: é esse o charme do meio analógico. Mais maleáveis e resistentes, deixaram rapidamente de lado os discos de goma-laca, que se usaram na primeira metade do século XX.
No entanto, com o advento do Compact Disc nos anos 80, o vinil pareceu tornar-se obsoleto. Ao contrário os LPs são bastante frágeis e qualquer arranhão pode danificar a qualidade sonora. O vinil precisa ainda de ser limpo e convém que os exemplares sejam guardados na vertical. Apesar das claras vantagens do CD sobre o vinil, este último continua a subsistir e parece que nos últimos anos tem ganho força.
A rivalidade entre o digital e o analógico. Os puristas musicais defendem que o meio digital não tem tanta qualidade como o analógico porque elimina as frequências sonoras mais altas e mais baixas, eliminando os ecos e as batidas graves e tornando a música menos natural. Também a quantidade de informação debitada por unidade de tempo no vinil é muito maior. Os coleccionadores interessam-se muito mais pelo vinil - os lado b, as canções inéditas, as edições especiais e as capas são pontos a favor.
Os nostálgicos crónicos ou saudosistas e os mais jovens estão a apaixonar-se pelo vinil. Existem bandas que devido à pirataria, decidem editar os seus álbuns apenas em vinil, para que não sejam copiados ilegalmente.
Agora, os amantes do vinil têm mais um objecto de culto lançado pela Da Vinci Audio Labs, o In Unision MK2- um gira-discos composto por 3 unidades - fácil de desmontar para poder levá-lo para outras festas - com rolamentos magnéticos completamente silenciosos- pesa 35kg e custa 27800 dólares.......
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário