11/05/2010

DAVID THOMAS

Thomas é um filho de Alfred Jarry (“Pere Ubu” é uma personagem criada por este escritor surrealista), o seu discurso, musical e poético, está longe de ser linear e as suas elucidações escapam a qualquer interpretação ou ideologia, quando seria fácil enquadrar os delírios deste gordo com voz de criança em agonia num cenário freudiano.

David Thomas é o cantor, ideólogo e líder carismático dos Pere Ubu, a mais importante banda norte-americana da geração pós-punk, juntamente com os Devo, Talking Heads e Suicide. A discografia do grupo tem sido o filme clandestino das mil e uma paranóias do “way of life” americano, em álbuns históricos como “The Modern Dance”, “Dub Housing”, “New Picnic Time” ou “Ray Gun Suitcase” e “Pennsylvania”.

Bay City , contos de Philip Marlowe, reinventa raízes, parte blues melancólico, parte jazz sensual, e parte swamp rock.

“Bay City” é o capítulo de uma viagem pelos meandros de uma mente inquieta. Depois de formações erráticas como The Pedestrians – com os quais gravou o seu primeiro trabalho a solo, “The Sound of the Sand”, os Wooden Birds e os The Pale Boys (presentes no álbum anterior do cantor, “Erewhon”), David Thomas chamou desta feita para o acompanhar, três músicos dinamarqueses, P. O. Jorgens (bateria, percussões e vibrafone), Jorgen Teller (guitarras e órgão Casio) e Per Buhl Acs (clarinete, melódica, guitarra “slide” e baixo) e chamou ao novo grupo The Foreigners.

David Thomas - vocals
P. O. Jørgens - drums, percussion, steel drum & vibraharp
Jørgen Teller - guitars & casio
Per Buhl Acs - clarinet, melodica, slide & bass

Além dos álbuns já citados, David Thomas gravou a solo “Variations on a Theme”, “Winter Comes Home”, “more Places Forever”, “Monster Walks the Winter Lake” e “blame the Messenger”. Proferiu a conferência “The Geography of Sound in the Magnetic Age”, promoveu o espectáculo correspondente, “The Fall of the Magnetic Empire”.

Musicalmente, o trabalho de Thomas leva em uma série de influências, por vezes, bluesy, rocky, folk e experimental, mas sempre concebido de uma forma única.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails