13/05/2010

METROPOLIS

Metropolis é um filme expressionista alemão de 1927 no género de ficção científica dirigido pelo cineasta austríaco Fritz Lang.O argumento é baseado no romance de Thea von Harbou, sua esposa.

Os primeiros temas do expressionismo basearam-se na luta humana para tirar sentido do mundo que os rodeava. Os filmes Expressionistas procuram encontrar respostas aos nossos problemas. Estes filmes levantam sempre um sentimento de que algo está errado e deslocado.

A acção de Metropolis situa-se por volta do ano 2026.
Tendo em consideração o período em que foi filmado, 1927, os efeitos especiais são fantásticos. Não havia computadores, todos os efeitos foram criados à mão.Para criar certos efeitos colocou-se espelhos estrategicamente posicionados.

Na Berlinale 2010, o filme terá, 83 anos. Em 2008, uma cópia do filme de 30 minutos foi localizado na Argentina.Madonna em 1989 inspirou-se no filme para fazer o videoclip "Express Yourself".Em 1984 Giorgio Moroder restaurou, escreveu e produziu os 80 minutos de uma banda sonora pop, interpretada por, Pat Benatar, Bonnie Tyler, Jon Anderson, Adam Ant, Cycle V, Loverboy, Billy Squier, e Freddie Mercury.Em 2002 os Franceses avant-garde/electronica, Art Zoyd, realizaram nova versão em CD.

O tema de Metropolis é o espelho dos nossos dias.A obra demonstra uma preocupação crítica com a mecanização da vida industrial nos grandes centros urbanos, questionando a importância do sentimento humano, perdido no processo.

Como tudo se transforma e volta ao mesmo...... não podia estar mais próximo da actualidade....

... a população é constituída por duas classes distintas, uma privilegiada que vive no luxo, e laser que advêm da densa mão de obra dos subterrâneos que colocam a cidade em funcionamento....trabalham como máquinas, dez horas por dia, sem queixas e perspectivas de futuro e assim tornar real a vida da cidade.

Sempre à espera paciente pela chegada do "salvador" que virá um dia para nos arrancar da nossa escuridão........

querendo nos apresentar a sociedade....... como uma metáfora do paraíso prometido...

Na superfície deste mundo encontra-se uma sociedade utópica, onde ninguém trabalha, como se comparando-a ao céu, mas a sobrevivência desta sociedade e cidade está dependente do mundo subterrâneo ........ interesses versus corrupção.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails