Não há muito o que eu posso dizer sobre esta lendária colecção lendário que não tenha já sido dito. Se você tiver interesse no principio do folk americano ou blues, esta compilação é absolutamente essencial.
Antologia da Música Popular Americana é uma compilação de 1952, seis álbuns de oitenta e quatro gravações da folk americana entre 1927-1932. Cineasta experimental e excêntrico notável Harry Smith elaborou um conjunto da sua colecção pessoal de 78 rpm. A colecção é famosa pelo seu papel como um marco para o renascimento da música folk E.U. na década de 1950 e 1960.
Harry Smith, compilador do projecto, foi um cineasta da West Coast, boêmio e excêntrico, que, por volta de 1940, começou a desenvolver um hobby em colecionar velhos 78s de blues, jazz, country, hillbilly, e gospel. Numa altura em que muitas pessoas consideraram que estes registos viriam a ser efémeros, ele levou-a a sério e acumulou uma colecção de milhares de gravações, começando a desenvolver um interesse em vê-los preservados.
Em 1947, reuniu-se com Moses Asch, com um interesse em vender ou licenciar a recolha e rotular na Folkways Records. Smith, nas suas próprias palavras, escolheu para esta compilação registos do período entre "1927, quando foi feita a possível reprodução/ gravação da música electrónica, e em 1932, quando a Grande Depressão parou as vendas de música folk. Curiosamente, após a época do seu lançamento inicial em 1952, nem a Folkways nem Smith, possuía os direitos de licenciamento para estas gravações, muitas das quais tinham sido inicialmente emitido pelas gravadoras que ainda estavam em existência (incluindo Columbia e a Paramount), que, tecnicamente, qualificam o projecto como um bootleg de alto perfil. (Folkways viria a obter alguns direitos de licenciamento, apesar da Antologia não seria completamente licenciada até á reedição pela Smithsonian em 1997.)

Sem comentários:
Enviar um comentário