12/05/2010

ALLAN HOLDSWORTH

A era fusão na década de 1970 foi sem dúvida um dos períodos mais controversos da história do jazz. Análogo ao surgimento do be-bop na década de 1940 e 50, instrumentistas inovaram os aspectos técnicos da música de jazz a novas alturas. Mas também pioneiros, como Charlie Parker e Dizzy Gillespie, os exploradores da década de 70, muitas vezes viram cair a sua musica em saco roto, porque escutar não pode ser uma actividade passiva. Apesar da sua natureza exigente, este foi um período fértil, que apresentou ao mundo uma série de músicos que ainda estão activos hoje.

Um pioneiro do jazz, influenciado por metal-fusion rock, um dos artistas mais influentes na evolução da guitarra eléctrica, Allan Holdsworth tem sido descrito como " the guitarrist´s guitarrist". A sua abordagem para o frettboard resultou em riffs que soa mais como os solos do sax de Wayne Shorter e John Coltrane que a guitarra do dia.

O guitarrista Allan Holdsworth é considerado um dos melhores instrumentistas de jazz-rock-fusion, mas nunca recebeu o reconhecimento que merece legitimamente. Nascido em 06 de Agosto de 1946, em Bradford, Yorkshire, Holdsworth aprendeu a gostar/tocar musica pelo seu pai, que era pianista. Primeiro, um saxofonista, Holdsworth não pegou na guitarra até fazer 17 anos. Depois de tocar em bares locais (além de aprender o violino), Holdsworth muda-se para Londres, onde foi levado pelo saxofonista Ray Warleigh.

Em 1972, aderiu ao rock progressivo dos Tempest(foi membro dos- U.K., Gongzilla, Level 42, e Soft Works), aparecendo no auto-intitulado álbum de estreia do grupo, um ano depois,1973 ingressa nos Soft Machine, e muda radicalmente o som deste equipamento para o processo de guitar-fusion, o que levou a ter a sua grande chance em 1975, substituindo o herói da guitarra John McLaughlin no projecto Lifetime do baterista Tony Williams - Holdsworth deixou abruptamente os Soft Machine, em 1975. Em breve, como guitarrista juntou-se aos prog rockers Inglês-Francês, Pierre Moerlen's Gong para álbuns como Gazeuse de 1976, Expresso, 1977.

Durante os anos 70 iniciou uma carreira a solo, ao longo destes anos lançou mais de 20 álbuns (os destaques inclui em 1983,Road Games, 1985-Metal Fatigue, 1994-Hard Hat Area, 2000- The Sixteen Men of Tain).

Como guitarrista acompanhou músicos tão aclamados como Paul Williams (um antigo colega de banda nos Tempest),Gary Husband, Chad Wackerman( baterista de Frank Zappa), Jimmy Johnson, Steve Hunt, Alan Pasqua, Jimmy Haslip (um mestre baixista, mais conhecido como membro fundador dos Yellowjackets), o violinista de jazz-rock Jean Luc Ponty, e o baterista dos Yes e King Crimson Bill Bruford, entre outros. Em meados dos anos 80, Holdsworth foi um dos primeiros músicos a usar um Synthaxe, uma guitarra que continha um controlador de respiração que provou ser um cruzamento entre um sintetizador,guitarra e saxofone.

A riqueza harmónica das suas composições e os solos são obrigatórios para qualquer um que goste das tendências mais contemporâneas do jazz, fusão e do jazz rock.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails