30/04/2010

jean-michel basquiat,


jean-michel basquiat, grand street studio, new york city, 1987
Street and Studio
From Basquiat to Séripop
KUNSTHALLE wien, hall 1,
June 25th - October 10th, 2010

No proximo a exposição de Verão tem como principais destaques a produção dinâmica de uma geração de artistas contemporâneos que se caracteriza por urbanismo e mobilidade, para que a metrópole é uma fonte de inspiração e um meio de expressão. O centro da exposição de gravidade e o ponto de partida é Jean-Michel Basquiat, cujas obras estão - inconscientemente ou explicitamente - reinterpretada como pontos de referência um marco para as formas da oscilação de pintura, fotografia e vídeo-arte relacionados com a cultura de rua.
Na exposição, o slogan "Reclaim the Street!" Não só fornece um denominador comum para as inúmeras estratégias de "resistencia" dos movimentos urbanos, mas também podem ser encontradoo como uma abordagem programática em posições mais recentes como os de Rita Ackermann, Kader Attia , Ari Marcopoulos, Christian Eisenberger, e Séripop, bem como em artistas de rua, como declarou Brad Downey, Evan Roth, ou Mark Jenkins que exploram o aspecto visual de seus ambientes urbanos e têm repetidamente criticado a invasão da escalada comercial a nível global e à vigilância do espaço público nas suas obras.

Nasceu a  22 Dezembro, 1960,  em Brooklyn, Nova York. O pai era  um auditor e fiscal de  registros financeiros dnascido no Haiti. A sua mãe é descendente de porto-riquenhos.

1979 -Depois de sair de casa, Jean-Michel explora MUSIC & ART, começa a vender postais pintados à mão e T-shirts, forma a banda Gray com os amigos.
1980-1981 - Combinando elementos da diáspora Africana com a sua simbologia própria, e desenvolve o seu próprio estilo artístico.


1982-1983 - Já famoso no mundo da arte, Jean-Michel tem exposições em Nova York, Califórnia, Europa e Japão. Continua com o seu ávido e espontâneo retrato  faz, pintura em tela, papel e objectos encontrados, como frigoríficos, livros e outras coisas.
1983-1984 - Jean-Michel torna-se amigo de Andy Warhol. Colaboraram em vários projectos, mas nenhum é bem-recebido pelos críticos de arte. 


1987-1988 - Jean-Michel é perturbado pela morte de Andy Warhol. Passa mais tempo no seu rancho em Maui, continuando a pintar e a expor em Nova York. Retornando de Maui, em Julho de 1988, morre um mês depois. Está enterrado em Brooklyn.

Jean-Michel Basquiat tornou-se activo como artista quando ainda era adolescente e foi mundialmente famoso aos 23 anos. Foi considerado um talento criativo excepcional por qualquer padrão, e numa idade jovem ganhou grande fama e tornou-se um herói cultural para os artistas mais jovens. Tragicamente a sua carreira durou apenas oito anos. Morreu de overdose de droga aos 27 anos. As respostas estão na sua vida e obra.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails