31/10/2009

SUN RA

Tomado por louco e profeta charlatão, acusado de ser rude e mentiroso inveterado, o silêncio de Sun Ra custou-lhe todas estas sentenças para ter um lugar de privilégio no mundo do som.O teclista e compositor (1914-1993) é único entre os músicos de jazz. Nascido em Birmingham, mas nunca mostrou uma certidão de nascimento legal , disse que veio do espaço e era um ser celestial. Sun Ra foi o primeiro músico de jazz a tocar teclados electrónicos (1956), o primeiro a tentar improvisação colectiva com o formato de big band, e preocupação para a viagem espacial como o objecto das suas composições são esperados mais de 15 anos por grupos como os Weather Report. E tudo isso de alguém que se recusa a citar até mesmo a terra como seu planeta natal e prefere dizer que Saturno chegou. Como Sun Ra, uma vez explicou, "Eu nunca quis fazer parte do planeta Terra, mas tenho de estar aqui, então tudo que eu faço neste planeta é porque o mestre-Criador do Universo me mandou fazê-lo. Eu pertenço a uma outra dimensão. Eu estou neste planeta porque as pessoas precisam de mim. " Chicago, 1955, Le Sony'r Ra tornou-se "Le Sun Ra" ou Sun Ra, líder da Arkestra Solar também conhecida por outros nomes como o Myth-Science Arkestra, o Solar Myth Arkestra e a Arkestra OmniVista. Além dos geniais saxofonistas Gilmore e Allen, a banda ostentava um número de músicos que contribuíram grandemente para o jazz o baixista Richard Davis, o trombonista Julian Priester, baterista Clifford Jarvis, e James Spaulding. Desde a sua criação, a musica da Arkestra foi infundida pela filosofia única de Ra, uma mistura surpreendente de ficção científica da era espacial e Cosmo-rituais religiosos do Antigo Egipto. Essa filosofia está incorporada visualmente nos seus famosos trajes coloridos. Em uma entrevista para a revista Jazziz, Sun Ra lembrou: "As pessoas pensaram que eu era meio louco por eu falar sobre o espaço e os planetas, mas agora os governos gastam milhões de dólares para ir para Vênus, Marte e outros planetas, por isso já não é uma moda falar sobre o espaço ". O filme “Space is the place” foi dirigido, em 1972, por John Conley, e está protagonizado, pelo próprio Sun Ra. En 1981 Robert Mugge dirigiu o documentario sobre a sua vida e obra, “Sun Ra: A Joyful Noise”.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails