A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
01/08/2009
O TITAN VISTO DA PRAIA DE MATOSINHOS
Eu gosto da minha cidade,exigentes como somos, eu sei que falta sempre realizar mais alguma coisa. Têm sido vários os textos que têm surgido nas páginas do jornal local "Matosinhos Hoje", insurgindo-se contra o aparecimento do nome de "Praia do Titan", na praia que sempre foi conhecida pelos matosinhenses - os mais velhos, ainda se lembram como a Praia de Matosinhos ou a Praia Nova.
A nova nomenclatura, informa que tal responsabilidade coube à Polis, quando da formação das três associações dos oito concessionários que existiam naquele vasto areal.
Existiam a praia da Circunvalação, Clara do Elo, Allen, praia do Cais, praia da Adelaide (Isabel Forneira), Carolina & Filhos (Carvalho), Constança Barbosa (Isolete e Fernando Nora) e praia Moderna (dr. Manuel Carvalho).
Afirma o dr. Manuel Costa, proprietário do conhecido restaurante-bar Lais de Guia,que se formaram três associações de concessionários porque não houve consenso para uma só, e assim nasceram: praias da Circunvalação e Clara do Elo; praia do Allen e do Cais; praia da Adelaide, Carolina & Filhos, Constança Barbosa e Moderna.
Ainda segundo Manuel Costa, para estas três associações, a POLIS decidiu dar um nome a cada uma delas e ao espaço do areal concessionado, a saber: praia Cidade de S. Salvador, praia Passeio do Atlântico; e praia do Titan.
Quanto à do Titan, disse-nos desconhecer o nome "Praia Nova", embora seja do tempo em que o combóio despejava banhistas na estação do Senhor do Padrão, pelo que foi dos que aceitou bem o nome de Titan, numa homenagem à peça importante que existe no porto de Leixões, de traça francesa e dos construtores do mesmo porto, ex-libris da própria APDL e que deu nome à sua publicação oficial, sendo ainda apontado como um dissuasor dos ataques alemães durante a II Grande Guerra, pois julgavam que o Titan era uma mortífera peça de artilharia virada para o mar...
Memorias da minha infância, sabe sempre bem recordar.
Marcadores:
factos sociedade - Titan,
praia de Matosinhos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário