Charles Bukowski (1920-1994) escreveu a maior parte de suas obras sobre mulheres, bêbados, heróis vagabundos vivendo em pequenos quartos de hotel e perdendo dinheiro apostando em cavalos.
Nascido na Alemanha, filho de um soldado americano, mudou-se ainda criança para os EUA com os pais.Foi uma criança atormentada por um pai extremamente autoritário e frustrado, que descontava os seus problemas espancando-o pelos motivos mais fúteis. Quando atingiu a adolescência,juntou a este problema o facto de ter o rosto e toda a parte superior do corpo literalmente tomada por inflamações que o obrigaram a submeter-se a tratamentos médicos no hospital.A falta de carinho familiar e a humilhação de ter um rosto deformado obrigam-no a fugir.
Descobriu duas coisas que o ajudaram a tornar a sua vida suportável: o álcool e os livros.Iniciou assim uma vida errante, bebendo em excesso e escrevendo alucinadamente.Com quase quarenta anos, e apartir da sua separação começou a surgir a imagem de Bukowski que o tornaria famoso, o seu alterego Henry Chinaski.
Tratando histórias com temas simples, misturando por exemplo corridas de cavalo, prostitutas e música clássica,escreveu mais de 50 livros, sem contar com milhares de publicações baratas, tendo Ernest Hemingway e Fiódor Dostoiévski como principais influências, com o escritor russo ele aprendeu: "Quem não quer matar seu pai"? O complexo de Édipo rodeia Chinaski por toda a obra. "Ele" é o cara sacana, "Ele" é o responsável por seu sofrimento, "Ele merece" morrer. Esse ódio pelo pai (na realidade um alcoólatra violento) permeia toda a obra do velho "Buk".
Repulsa, nojo, ódio, amor, paixão e melancolia, são alguns dos sentimentos que mais inspiraram Charles Bukowski (morreu de leucemia aos 73 anos,no seu túmulo lê-se "Don't Try").
Está presente em albuns, músicas,e em letras, de bandas, entre as quais: Anthrax, Apollo 440, Leftover Crack, Bad Radio (uma das bandas de começo de carreira de Eddie Vedder, dos Pearl Jam), Red Hot Chili Peppers,.... O vocalista Ville Valo da banda Finlandesa HIM e o escritor Felipe Pipoko, têm uma imagem de Bukowski tatuada nos braços
-Confessions of a Man Insane Enough to Live with Beasts (1965)
-Erections, Ejaculations, Exhibitions and General Tales of Ordinary Madness (1972)
-Women (1978)
-Play the Piano Drunk Like a Percussion Instrument Until the Fingers Begin to Bleed a Bit (1979)
-Pulp (1994)
"Se você quiser saber quem realmente são os seus amigos, obtenha para você uma sentença de prisão."
Sem comentários:
Enviar um comentário