A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
02/07/2009
VALE APENA INVESTIR ?
Antiguidades ou velharias.Cada livro, disco, quadro conta um episódio da vida.Franceses, belgas e americanos olham para a BD como um bom investimento. Há quem junte dinheiro só para adquirir determinado exemplar. Algumas revistas raras e pranchas originais são apontadas como um negócio rentável. Colecções completas dos jornais infantis TIC-TAC e O Mosquito,uma obra integral pode chegar aos 5000 euros, Tintim ,(nas versões portuguesas de Hergé valem a pena, principalmente as publicadas na Colecção Papagaio) são exemplos disso.Ao nível internacional, entre os “comics” destacam-se as histórias de Marvel e as aventuras de super-heróis como Batman, Hulk, Capitão-América ou Super Homem.Na musica passa o mesmo.Enquanto os MP3's são trocados sem barreiras,os antigos discos de vinil, esquecidos pela consagração tornaram-se exemplares valiosos.Os artistas estão fazendo a sua preferência pelo vinil ser conhecida. As vendas de LP's e Gira-discos crescem.
Antes do lançamento de "Consolers", os Raconteurs anunciaram que "recomenda ouvi-lo em vinil". O disco "Momofuku", de Elvis Costello and the Imposters foi lançado primeiro em LP, apesar de incluir um link para download digital gratuito.
Todo o mundo considera que o ano passado foi um divisor de águas - diz à "Rolling Stone" Cris Ashworth, dono da United Record Pressing, a fábrica de LP's de Nashville, uma das maiores dos Estados Unidos- uma das poucas que restaram (cerca de uma dúzia existe hoje, quase duas vezes menos das que havia nos anos 80).
E agora já à CDs que valem um bom preço por causa dos downloads,cada vez mais lideram o futuro da industria musical.Os CDs, passam a ter maior influência.O mais engraçado é que se dizia - o CD vai matar o vinil... e ainda continuam os dois formatos.
O blog Listening Post, da revista Wired, resolveu perguntar ao eBay: qual o volume de vendas de discos de vinil entre os utilizadores do site?
A resposta: actualmente, os utilizadores compram 6 discos de vinil a cada minuto, ou seja, um disco a cada 10 segundos. O álbum mais comprado e vendido em formato vinil é o álbum branco dos Beatles.
A conclusão é interessante. Se essa média se mantiver constante, estamos a falar de 3.155.760 discos por ano.
Não significa que são novos discos vendidos, mas sim raridades entre colecionadores ou aqueles que resolvem desfazer-se dos seus diamantes.
Marcadores:
factos sociedade- Velharias ou antiguidades
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário