A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
12/06/2009
Ryuichi Sakamoto + Alva Noto
Dois dos mais aclamados álbuns na área da electrónica, Vrioon (2003) e Insen (2005), resultaram da colaboração entre Alva Noto e Sakamoto. Nestes dois álbuns juntam-se duas gerações que têm o ponto comum na ideia da música electrónica como inspiração para criar novas estruturas musicais.
A versão ao vivo desta colaboração, começou a actuar em concertos pela Europa em Outubro de 2005, como um conceito multimédia, que alia a música a um hipnotismo visual, conseguido através de representações gráficas do som, em tempo real.
Ryuichi Sakamoto construiu a carreira através do cruzamento entre a música e a tecnologia, fazendo experiências em diversos estilos musicais.A sua grande revelação deu-se com a descoberta dos ritmos anglo-saxónicos, com bandas como os Beatles ou John Cage. A carreira musical só arrancou no final dos anos 70, quando formou o trio techno-pop Yellow Magic Orchestra,colectivo influenciado pelos Kraftwerk que se tornaram super-estrelas no Japão e depois um pouco por todo o Mundo, principalmente graças ao single «Computer Game».
No entanto, o seu reconhecimento junto do grande público foi obtido graças a excelentes bandas sonoras que compôs para filmes como Mulher Fatal de Brian de Palma, ou O Último Imperador de Bernado Bertolucci, que lhe valeu um Oscar para Melhor Banda Sonora Original e um Grammy.
A outra metade do conjunto, Alvo Noto,aka Carsten Nocolai é um artista cujo trabalho envolve não só música, mas também imagens, a sua actividade profissional estende-se ainda a várias colaborações, com Ryoji Ikeda ou Mika Vaino, e já fez exibições em grandes galerias e festivais, como o Guggenheim de Nova Iorque, o MOMA de São Francisco e a Bienal de Veneza.
Insen é o nome do projecto que junta estes dois artistas, que passou por Portugal em 2006, na Casa da Música, no Porto, e no Coliseu de Lisboa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário