
Baldessari mostra em Lisboa um híbrido de pintura e fotografia.Baldessari fragmenta o corpo humano e especula sobre os seus fragmentos.A sua obra tem, desde os anos 60, manifestado uma reflexão aprofundada sobre a condição da imagem no mundo contemporâneo.
Obras do americano John Baldessari, um dos mais importantes artistas plásticos da actualidade, estão patentes em Lisboa, na Galeria de Arte Contemporânea Cristina Guerra.
“Raised Eyebrows/ Furrowed Foreheads” a partir da mistura de sobrancelhas erguidas e testa franzida, Baldessari imagina diálogos entre pintura e fotografia.A presente exposição surge no seguimento de um conjunto de trabalho que o artista tem vindo a desenvolver sobre o corpo enquanto fragmento que se concretizou nas séries: Noses & Ears, Etc., (2006-07) e Arms & Legs (Specif. Elbows & Knees), Etc., (2007– ). O seu fascínio pelo corpo, que se questiona no enfoque da totalidade ou do detalhe, bem visível na série actual, recupera questões já claramente explicitadas num conjunto

de obras realizadas pelo artista nos anos 60.
A obra de Baldessari constitui um dos momentos mais fascinantes do relacionamento de diferentes linguagens iconográficas. Constituem-se nela narrativas de eventos onde o tempo e a representação são assumidos como condições do reconhecimento das imagens referenciadas.
A obra de Baldessari suscita um novo tipo de objectivismo na arte das últimas décadas, pelo qual a imagem, sendo ela uma fotografia ou o fotograma de um filme, não é por ele criada, mas antes retirada do seu circuito simbólico vulgar para constituir um novo ícone desintegrado de qualquer tipo de apropriação simbólica, ideológica ou referencial.
Os seus projectos actuais incluem uma importante exposição individual que está patente na Haus Estes, Krefeld até Junho. Em Outubro, será inaugurada uma retrospectiva do seu trabalho iniciando uma itinerância na Tate Modern, Londres, passando seguidamente para o MACBA, Barcelona; LACMA, Los Angeles; e para o Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque já em 2011.
Capaz de se reinventar constantemente – trabalhando sobre uma enorme variedade de media -, Baldessari, com Bruce Nauman e Ed Ruscha constituíram o núcleo central do movimento de arte conceptual de Los Angeles.
CRISTINA GUERRA CONTEMPORARY ART
Rua Santo António à Estrela, 33
1350-291 LISBOA
08 MAIO - 20 JUNHO 2009
Sem comentários:
Enviar um comentário