20/03/2009

FRIDA KHALO


A crise brasileira também afecta Frida Kahlo.
O Museu Dolores Olmedo, que tem uma das melhores coleções de obras de Frida Kahlo a nível mundial, cancelou duas das três exposições dedicadas à artista mexicana que estava programado para abrir no Brasil este ano. Manter uma terceira se tudo correr bem, poderá ser realizada em São Paulo no final de 2009.

A artista plástica mexicana é uma das mais exclusivas pintoras Iberoamericans. Filha de um fotógrafo judeu-alemão e de um mexicano, com dezoito anos sofreu um acidente de autocarro que esmagou a coluna e a deixou com sequelas significativas nas pernas, ao longo da sua curta vida, com total incapacidade.A sua militância no Partido Comunista conhece o muralista Diego Rivera, com quem se casou em 1929.


A partir desta relação, complexa e pouco convencional, deixou vestígios no trabalho de ambos. Conheçeu Leon Trostky, hospedou-o em sua casa nos anos 1937 e 1938 durante o seu exílio. Conhece Breton, numa viagem ao México,era fascinado pelo seu trabalho, que inclui diversas formas de Surrealismo,como estes artistas.


Auto-didacta Frida Kahlo começou a pintar no hospital após o acidente, escolhendo temas essencialmente autobiográficos, e com um planeamento cuidadoso sobre suas obras e todas as suas obsessões e conflitos (sexualidade, doenças, aborto ,...)um ambiente imerso na cultura popular do seu país.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails