Ron Asheton, guitarrista do lendário grupo de punk rock dos anos 70 The Stooges, liderado por Iggy Pop, morreu em Michigan, norte dos Estados Unidos, revelou a polícia nesta terça-feira.
Ron Asheton, de 60 anos, foi encontrado sentado numa cadeira de sua casa, por um amigo que não tinha notícias do músico há vários dias.
A polícia excluiu a possibilidade de homicídio.
"Estou muito chocado. Era meu melhor amigo", disse Iggy Pop no seu site.
"Ron era um Deus na guitarra, um ídolo que inspirou muitos...", destacou Pop.
Eleito um dos trinta melhores guitarristas pela revista Rolling Stone, Ron Ashton nasceu em 1948 em Washington e é responsável por ter criado nos Stooges uma sonoridade agressiva, crua e vigorosa que antecipou em quase uma década o arranque do punk.
Ron Ashton fundou a banda proto-punk com o irmão Scott (baterista), com Iggy Pop (vocalista) e Dave Alexander (baixista) em Ann Arbor em 1967.
O grupo separou-se em 1973 ao fim de três álbuns - "The Stooges" (1969), "Fun House" (1970) e "Raw Power" (1973) - que venderam pouco, mas tiveram repercussão nas décadas seguintes.
Três décadas depois da separação, os Stoges reuniram-se em 2003 para tocar no Festival Coachella, nos Estados Unidos, mantendo-se nos anos seguintes em digressão.
A solo, nos anos 1990, Ron Ashton integrou o projecto Wilde Rattz com Mark Arm, Mike Watt, Thurston Moore e Steve Shelley para gravar uma série de temas para o filme "Velvet Goldmine".
Em 2005 Iggy Pop e os Stooges actuaram no Festival Super Bock Super Rock, em Lisboa, e em 2006 no festival Vilar de Mouros, no mesmo ano em que gravaram o álbum "The Weirdness".
Sem comentários:
Enviar um comentário