22/11/2008

ARTISTA ABANDONA TELAS NA RUA

- Um artista britânico abandonou mil das suas telas avaliadas em cerca de US$ 1,5 milhão - nas ruas de Londres, neste fim de semana, como um presente para o público. Pouco antes da meia-noite de sexta-feira, Adam Neate e os seus assistentes deixaram os quadros em diversos pontos da capital britânica. O artista teve a idéia de abandonar as telas nas ruas, sob pontes, em parques públicos ou em ferrovias para que quem quisesse as levasse para a casa, ao se lembrar do começo difícil de sua carreira. O artista, de 31 anos, disse que quando começou a pintar ninguém queria comprar seu trabalho. Pessoas com quem dividia sua casa obrigavam-no a se desfazer das suas pinturas, que Neate levava a lojas de artigos de segunda mão ou simplesmente abandonava na rua. Mais tarde, o sucesso comercial chegou. " As minhas pinturas são vendidas por valores de US$ 1,5 mil a US$ 7,5 mil. Calculo então que estou a dar de presente cerca de US$ 1,5 milhão", afirmou. "Para alguns, os meus quadros não teriam nenhum valor, talvez os atirem para o lixo. Talvez uma pessoa goste deles pelo que são, sem saber nada sobre mim, e os preserve", disse o artista, que admite preferir a segunda opção. Neate diz que seu projecto não representa um protesto contra o mercado de arte.Talvez por isso ele não se tenha importado com o facto de poucas horas depois de as suas obras serem deixadas nas ruas, algumas apareceram no website de leilões eBay."Os seres humanos são humanos e todo mundo gosta de ganhar dinheiro", afirmou."Eu não tenho nada contra as pessoas colocarem (as telas) no eBay - e se isso as ajuda para o Natal..."

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails