A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
05/09/2008
FICAP
Um festival de cinema tendo como foco principal as artes performativas arranca em Lisboa, no próximo dia 20, no Museu Nacional de Teatro. Às secções oficiais de competição, juntam-se as retrospectivas dos encenadores Peter Brook e Robert Wilson. Não é um festival de teatro e de dança. Não é um festival de cinema. É um festival que quer mostrar um panorama do que se vem fazendo quando cinema e vídeo se ligam às artes performativas.
A ideia é a de que o FICAP - Festival Internacional de Cinema de Artes Perfomativas possa, num futuro próximo, transformar-se no maior panorama internacional daquilo que se faz em cinema e vídeo no que diz respeito à sua ligação às artes perfomativas como o teatro, a música, o circo ou a dança. Neste contexto, o director artístico do FICAP, Frederico Corado, explicou, ontem, em conferência de imprensa, que este é o ano zero do projecto. "A ideia é que as pessoas vejam teatro, música , circo e dança através dos filmes que foram programados. Este não é mais um festival de cinema. É algo diferente e ocupa um lugar específico no panorama nacional", assegurou.Nesta edição, a organização decidiu ainda programar duas retrospectivas - uma sobre Peter Brook, unanimemente considerado um dos mais influentes encenadores do século XX. No FICAP, e no âmbito desta iniciativa, serão apresentados sete filmes realizados pelo encenador inglês. Outro dos homenageados será o norte-americano Robert Wilson, de quem o FICAP assegura ter pela primeira vez reunido a quase totalidade da sua obra (falta apenas um filme que foi dado como perdido pelo próprio autor, mas sobre o qual estão a ser desenvolvidos esforços no sentido de ser recuperado).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário