21/11/2010

MANUEL JOÃO VIEIRA - GRUPO HOMEOSTÉTICO

Manuel João Vieira, Europa, 1986

Pedro Proença, Ásia, 1986

Manuel João Vieira nasceu em 1962, em Lisboa. Actua em àreas tão distintas como a pintura, música, cinema, política ou literatura. Manuel João Vieira tem uma vincada componente teatral e humorística à qual alia uma personalidade muito crítica e afiada da sociedade e dos seus costumes ou características.

Em 1983 foi fundador do Grupo Homeostético que atentava sobre as tendências artísticas emergentes na época e em simultâneo reunia tendências distintas como a música, a banda desenhada ou o cinema, e que viu a sua extinção em 1986.

O Grupo Homeoestético, foi criado em meados da década de 80 reunindo os artistas Fernando Brito, Ivo, Pedro Portugal, Pedro Proença, Manuel João Vieira e Xana. Permane obscuro e esquecido ou desconhecido até à sua grande exposição antológica em 2004, patente na Fundação de Serralves de 24 de Abril a 4 de Julho 2004. Esta foi a primeira oportunidade de apresentar um conjunto de obras referenciais, produzido por estes autores entre 1982/87: para além das telas de dimensões invulgares que cada um dos protagonistas deste grupo criou para a exposição “Continentes” de 1986, aqui novamente reunidas pela primeira vez, serão mostrados trabalhos de cada um dos autores que de um modo genérico se podem considerar fulcrais no posterior desenvolvimento das respectivas carreiras individuais.

Foi considerado por vários críticos do sec. XXI como um ramo secundário do movimento Hiperdada.

No entanto, esta posição «secundária» pode ser discutida, já que a existência de uma disputa alimentada entre as duas correntes rivais - os Felizes e os Homeoestéticos - terá criado, por um efeito de paralaxe, deformações que terão de ser futuramente estudadas.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails