A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
25/08/2009
Os tamanhos dos Picture Disc, LPs , Singles , EPs
Muitos jovens de hoje,talvez nunca viram ou não estam familizados com o suporte fisico para ouvir musica, chamado: maxi-single - EP, single, picture disc, ou LP.
Estão mais habituados aos termos digitais, CD, Ipod, Mp3, Mp4 ......
Espero que algum destes jovens não fique escandalizado com estes termos e tamanhos.
Os formatos mais comuns:
* 12" (30 cm) 33⅓ rpm long-playing (LP)
* 7" (17.5 cm) 45 rpm (single)
Os formatos menos comums:
* 12" (30 cm) 45 rpm extended-playing 12-inch (30 cm) single, Maxi Single and EP format
* 10" (25 cm) 33⅓ rpm long-playing (LP) format
* 10" (25 cm) 45 rpm extended-playing (EP) format
* 7" (17.5 cm) 33⅓ rpm extended-playing (EP) format
* 16⅔ rpm format for voice recording
* 12" (30 cm), 10" (25 cm) and 7" (17.5 cm) picture discs and shaped discs
* Specialty sizes (5" (12 cm), 6" (15 cm), 8" (20 cm), 9" (23 cm), 11" 28 cm), 13" (33 cm))
* Flexidiscs, (often square) 7"s (17.5 cm)
O vinyl nos Estados Unidos segue as directrizes da RIAA (Record Industry Association of America). As dimensões em polegadas não sãos diâmetros de gravação, mas um nome comercial.
A dimensão real de uma gravação de um 12 polegadas é de 302 mm (11,89 pol)
um de 10 polegadas é 250 mm (9,84 in)
e para um de 7 polegadas, é 175 mm (6.89 in)
Do ponto de vista do coleccionador, uma das áreas mais fascinantes da música gravada, é os picture disc.Apesar de agradar aos olhos, a qualidade sonora destas gravações não são comparáveis com o melhor som dos discos de vinil preto-é devido em parte à ultra fina camada exterior transparente no vinil, que suporta as ranhuras.
A origem das imagens em disco remonta ao início de 1920. Uma das primeiras empresas a desenvolver esses discos foi a alemã Musika Postkarte Co. Outras companhias envolvidas foram a inglesa Trusound,e as americanas Sav-Way Industries ,the RCA Victor Corporation,e a Vogue Picture Disc
Na Vogue os discos de vinyl eram de aluminio.
Como o fim da Segunda Guerra Mundial, o vinil finalmente entra em cena.Mas não antes de l960 se tornar no principal material na fabricação de todos os registos.
Até essa época, os pictures disc geralmente é que estavam disponíveis comercialmente.
Pós 1970, a produção tornou-se mais num processo de promoção. Eram utilizados como um «hype» das gravadoras de música e de vários artistas ou grupos, distribuídos às rádios e lojas de discos como incentivos ou presentes.
Devido à sua natureza limitada, aparições originais e "promoções" ainda hoje são muito procurados por colecçionadores e fãs.
Para a segunda metade da década de 1980, o interesse nos picture disc começou a diminuir.Grupos como os "The Beatles", "Pink Floyd", "Meat Loaf" e "The Steve Miller Band" logo encontram o seu caminho nas prateleiras dos mercados nacionais e europeu.
Com a chegada dos anos 90 e com o anunciado falecimento?? dos discos de vinil, a produção dos discos de imagens foi novamente utilizado promocionalmente ou limitada a pequenas edições.
Também durante este tempo, o mercado assistiu a um aumento enorme na prensagem não autorizada dos "bootleg". A maior parte destes discos tem origem européia e asiática.
À medida que entramos no século 21, o futuro é brilhante para o mercado dos picture disc.Sites como o Ebay, Yahoo, e centenas de revendedores on-line, estão a um clic dos colecionadores não precisam de sair do seu computador para adquirir uma peça
" album art " que será para sempre.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário