Há alguns anos, havia uma série contínua chamada de NYC Album Art, onde tentaram
descobrir mais sobre algumas fotos de albums em Nova Iorque, este naturalmente incluí Freewheelin' Bob Dylan. A capa mostra uma fotografia de um Dylan com 21 anos e a sua namorada na época, Suze Rotolo que morreu Fevereiro ultimo. História dirá que Rotolo inspirou as canções "Don't Think Twice, It's Alright" e "Boots of Spanish Leather."E também dirá que Dylan queria adicionar uma mulher e recrear a foto de James Dean.
A fotografia foi tirada em Fevereiro de 1963 por Don Hunstein na Jones Street e West 4th Street. Hunstein disse, "foi a primeira vez que fotografou. Pedi-lhe para andar afastado cerca de 50 metros de mim, virar e caminhar para mim. Porque estava frio, nós não demoramos muito tempo, mas tivemos a sorte de conseguir o que tenho, o que temos. "
Dois anos depois podemos originalmente revisitar a capa do álbum, Rotolo disse nos tempos de NY que Dylan "usava um casaco muito fino,. porque a imagem era de todos, o nosso apartamento estava sempre frio, então eu tinha uma camisola, mais eu pedi emprestado uma das suas camisolas grandes, volumosas. Em cima do que eu coloquei um casaco. Por isso me senti como uma salsicha italiana." E nas suas memórias, que ela escreveu, "é um dos marcadores culturais que influenciaram o olhar das capas dos albums precisamente devido à sua espontaneidade casual e sensibilidade. A maioria das capas foram cuidadosamente encenadas e controladas, excelente efeito sobre as capas dos álbum de jazz da Blue Note... e não tão grande-efeito nos álbuns da pop e folk perfeitamente colocados e clean-cut. Quem foi responsável pela escolha desta fotografia realmente tinha olho para um novo olhar".
Ela também inspirou os fãs de Dylan —o critico do NY Times Janet Maslin escreveu uma vez que a fotografia "inspirou inúmeros homens jovens,a intuição dos seus ombros, o olhar distante e deixar a garota fazer o apego".
|
A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
28/05/2012
BOB DYLAN HISTORIA DE THE FREEWHEELIN
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário