04/09/2011

BOBBY FISCHER


Bobby Fischer Against the World (EUA, Inglaterra, Islândia, 2011).

A maioria das pessoas já ouviu falar do americano Bobby Fischer, o mestre do xadrez, mas duvido que muitos conhecem a história que antecedeu a sua partida de campeão mundial em 1972, contra Boris Spassky, e a vida bizarra que ele levou.

Este documentário explora a vida trágica pessoal de um dos maiores jogadores de xadrez de todos os tempos. Desde a infância, tornando-se o Campeão dos Estados Unidos com a idade de 15, até à sua morte recente como um fugitivo na Islândia.

Aos quinze anos, Bobby Fischer tornou-se no mais jovem grande mestre da história do Xadrez. Nascido menino pobre em Chicago e filho de mãe judia, Bobby Fischer acabou com o domínio soviético no Campeonato do Mundo de Xadrez ao derrotar de forma espectacular o russo Boris Spassky, em 1972. Mais tarde viria a perder o título devido a uma disputa com a Federação Internacional de Xadrez, pelo que acabaria por se retirar durante vinte anos.

Como muitos génios, Fischer tinha uma personalidade problemática. Passa anos no ostracismo, reaparece décadas depois, nos anos 90, e muda algumas vezes de país devido a problemas políticos com sua pátria natal. Termina os seus dias na Islândia em 2008, aos 64 anos com poucos amigos e muitas opiniões e renitente contra os Estados Unidos e os Judeus.

Em 1992, Bobby Fischer viajou até à Jugoslávia para voltar a jogar contra Boris Spassky, com o qual violou as sanções económicas norte-americanas contra esse país, e se exilou na Europa Central.

Bobby Fischer morreu a 8 de Janeiro de 2008.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails