A artista Joana Vasconcelos inaugurou esta semana a primeira exposição individual no Principado do Mónaco, 'Fairytale', com esculturas como 'Marilyn', uma sandália feminina de salto alto criada com panelas e respectivas tampas.
Hercule e La Monégasque são obras concebidas a partir de vulgares esculturas femininas em cimento, inspiradas na mitologia clássica, pintadas em cores que remetem para o universo Disney e cobertas com um croché em algodão feito à mão.
Loft, uma desafiadora composição de oito paredes cobertas com oito diferentes revestimentos do interior das quais irrompem volumes têxteis tentaculares ricos em texturas e cor. Petit Gâteau um enorme cupcake construído através da acumulação e repetição de diferentes alinhamentos de formas em plástico usadas para brincar na praia, evocam uma experiência ambígua que alterna entre uma confortável sensação de familiaridade e uma ambiência bizarra.
O trabalho de Joana Vasconcelos destacou-se em 2005 quando foi convidada a participar na Bienal de Veneza, onde mostrou A Noiva, um gigantesco lustre concebido com tampões higiénicos femininos.
A exposição Fairytale vai ficar patente até 04 de Setembro no Pavilhão Bosio, no Mónaco.
Uma das artistas mais proeminentes da sua geração, Joana Vasconcelos distingue-se pelas suas exuberantes esculturas inspiradas na cultura popular e nos aspectos mais quotidianos da vida. Apropriando objectos comuns e fazendo uso de técnicas tradicionais, como croché e tricô, a sua obra propõe uma perspectiva cúmplice, ainda que simultaneamente crítica, da sociedade contemporânea.
Em 2012 podemos encontrar Joana Vasconcelos na exposição anual de arte contemporânea do Palácio de Versalhes, sucedendo a nomes sonantes como Jeff Koons, Xavier Veilhan, Takashi Murakami e Bernar Venet.
Sem comentários:
Enviar um comentário