23/01/2011

GUTTERBALL



Gutterball [1993 - 2003]

Gutterball foi um supergrupo college-radio, indie underground, constituído por Steve Wynn (vocais, guitarra), Stephen McCarthy (guitarra, vocais), Bryan Harvey (vocais, guitarra), Johnny Hott (bateria) e Bob Rupe (baixo, vocais). Juntos criaram uma irresistível mistura de garage rock cru e blues combinados com músicas cativantes.

Cada membro dos Gutterball tem um currículo de rock & roll, que seria reconhecível para os ouvintes. Wynn foi líder da banda neo-psicadélica Dream Syndicate( parte integrante do Paisley Underground de Los Angeles, do início dos anos 80) McCarthy pertencia ao rock de raiz, dos Long Ryders, Harvey e Hott aos House of Freaks, e Rupe aos Silos.

Gutterball foi formada quando Wynn passou umas férias de quatro dias a escrever nos anos 90 com Harvey, em Richmond, VA. Após a dissolução dos House of Freaks, Harvey e Hott juntam-se aos Gutterball. Após o quinto show do grupo, assinaram com a Elektra Records e fizeram uma turnêe com os Black Crowes.

Em 1993,lançou o seu auto-intitulado álbum de estreia. Grande parte do disco foi co-escrito por Wynn e Harvey. Wynn mudou-se para New York City em 1994 e gravou um outro album a solo, Melting in the Dark.

Em Weasel, Bob Rupe foi substituído por Armistead Welford no baixo.Lançado em 1995, foi o seguimento de Gutterball, 93. Harvey e Hott também se separam dos House of Freaks nesse ano. Hott mais tarde juntou-se à banda Cracker, e tinham editado os albums: Monkey On A Chain Gang, 1987, Tantilla, 1989, All My Friends EP, 1989, Cakewalk, 1991, e Invisible Jewel, 1994.

A 9 Janeiro de 2003 reuniram-se para um show em Richmond, VA, e rumores diziam que eles iriam registar mais um álbum.

Infelizmente, no Dia de Ano Novo de 2006, após uma performance com sua banda NRG Krysys, Bryan Harvey, a sua esposa Kathryn, e as duas filhas Stella 9 anos e Ruby de 4, foram encontrados brutalmente assassinados, amarrados com suas gargantas cortadas na cave de sua casa de Richmond.

Os bombeiros de Richmond fizeram a descoberta depois de responderem a uma chamada do 911, reportando a um incêndio na casa de Bryan e Harvey Kathryn.

O casal tinha convidado os amigos para a festa de Ano Novo. Os funcionários foram alertados para a cena por um músico local e amigo da familia Johnny Hott, que fez dupla com Bryan Harvey nos House of Freaks 90s na década de 1980- 90, chegou com a sua filha na casa de Harvey para ajudar a montar a festa.

Hott disse que entrou na casa pela porta da frente destrancada, e imediatamente foi envolvido pela fumaça.

"Eu gritava, e ninguém respondia, então percebi que todos deviam estar num passeio ou algo", disse Hott, que não viu sinais de que a família se preparava para a festa. Depois de verificar a cozinha e não ver nada sobre o fogão, fugiu de casa e gritou do outro lado da rua por um vizinho para ligar para o 911.

Os seus assassinos foram condenados a 17 de Agosto de 2006, um deles foi sentenciado à morte e outra a perpetua.

No obituário, a Rolling Stone prenunciou a estética House of Freaks mais tarde de duos como os White Stripes e The Black Keys.

- Gutterball (1993)
- Weasel (1995)
- Turnyor Hedinkov (1995)CD, Return To Sender - (Digi-pack. edição limitado a 2,000 copias)
- "Trial Separation Blues" , 1993, 7" Singles Only Label - SOL-249-7

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails