14/10/2010

THE VASELINES

Os escoceses The Vaselines, era a banda favorita de Kurt Cobain. Formados em 1986, a banda de Glasgow teve discografia e vida curta: dois Eps e um álbum – que couberam apenas num CD, "The way of The Vaselines", lançado pela Sub Pop em 1992, quando osm Vaselines já haviam acabado há três anos.

Kurt Cobain disse que o casal Frances McKee e Eugene Kelly, líderes dos Vaselines,erão os seus compositores favoritos. Pela discografia dos Nirvana, é possível perceber a devoção: Cobain regravou três músicas.

No álbum “Incesticide”, Cobain incluiu "Son of a gun" e "Molly's lips", enquanto "Jesus doesn't want me for a sunbeam" foi escolhida para o Unplugged – show acústico do Nirvana na MTV em 1994. Como se não bastasse, Kurt ainda deu o nome de Frances à sua filha com Courtney Love em homenagem à vocalista do Vaselines.

Os novos Vaselines contam com uma banda de apoio também ilustre, formada por membros da banda escocesa Belle & Sebastian: o guitarrista Stevie Jackson, o baixista Bobby Kildea e o baterista Richard Colburn.

Novo álbum. Os Vaselines voltaram em Abril de 2008, reformando a banda para um show de caridade na sua Glasgow natal. Em Julho, estavam embarcando para os primeiros shows nos EUA, incluindo uma apresentação na festa de aniversário de 20 anos da Sub Pop – casa dos Nirvana e provável editora para o primeiro álbum de inéditas dos Vaselines em 20 anos.

Kelly é um músico à moda antiga: não baixa mp3 nem está atualizado com o mundo da música. Exceto quando o assunto é Escócia: “a cena de Glasgow é incrível, cheia de boas bandas e grandes amigos”, se entusiasma o veterano, citando grupos não tão novos como Mogwai e Franz Ferdinand entre seus favoritos.


Rotulado nos anos 1980 por parte da imprensa alternativa como banda de twee pop (género que valoriza músicas fofinhas e um certo comportamento infantil), Kelly corre para renegar o rótulo: “Nós não temos nada a ver com isso – nunca ficamos fazendo festas de pijama e comendo gelatina com o pessoal do twee. Nós somos uma banda de punk rock”. Os punks favoritos de Kurt Cobain, repita-se de passagem – afinal, estar na prateleira de favoritos de um dos maiores ídolos do rock não é para qualquer um.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails