Don Alan "D. A." Pennebaker cineasta e documentarista norte-americano, é um dos pioneiros do "Direct Cinema". Artistas performáticos, (especialmente músicos) e políticos são os principais temas de seus documentários.
No começo dos anos 60 Pennebaker, juntamente com Richard Leacock e Robert Drew, fundou a Drew Associates. Em 1963 Leacock e Pennebeker deixaram a empresa para formar sua própria produtora. Esta produtora, Pennebaker Hegedus Filmes, realizou inúmeros documentários de grande influência.
Apesar de mais ou menos comuns que as primeiras obras do universo abrigam uma síntese dos interesses do iniciante (que será desenvolvido com maior ou menor eficiência ao longo de sua carreira), muitas vezes é comum para um cineasta começar o seu maior sucesso com uma estréia. Embora os níveis quase alcançou igual ou superior a Daybreak Express (1953), Donn Alan Pennebaker está plenamente consciente de que nunca foi capaz de fazer "um outro filme como Daybreak.
Pennebaker foi imortalizado em quatro documentarios rock como - Dont Look Back, Monterey Pop, Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, e Depeche Mode 101.
Não há dúvida de que estava no lugar certo na hora certa, presente em momentos cruciais e únicos. Dont Look Back (1967): London, 1965, Reino Unido turné de Bob Dylan e culminou no Royal Albert Hall. Monterey Pop (1968): Monterey, no verão de 1967, a primeiro banho de multidão de Janis Joplin, desaguisado em cena propiciado por The Who, Jimmy Hendrix sacrificou uma das suas guitarras, os excessos dos Jefferson Airplane, Ottis Reding realizando uma interpretação impressionante no cenário memorável da Califórnia, para morrer acidentalmente meses depois ... Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1973): David Bowie a despedir-se do seu alter ego Ziggy no Hammersmith com a comoção de alguns fãs, por má interpretação do edital e da retirada definitiva dos cenários do músico "real". Depeche Mode 101 (1989): Depeche Mode na estrada ao lado de um grupo privilegiado de seguidores que podeiam acompanhá-los de autocarro por meio de um concurso de rádio.
Sem comentários:
Enviar um comentário