25/10/2010

FESTIVAL IN-EDIT BEEFEATER 2010

Á oitava edição o In-Edit Beefeater Festival de Barcelona, 28 de Outubro a 7 de Novembro, é o único do país dedicado inteiramente ao documentário de música, o primeiro na Europa e, possivelmente, o maior do mundo no seu tipo. E em apenas sete edições. Ninguém sentia ou imaginava que um festival de documentário de música seria tão popular. Menos ainda que iria crescer tão rapidamente,.

O Festival apresenta uma nova edição é em muitos aspectos semelhante aos dos últimos anos, mas ao mesmo tempo, apresenta vários novos recursos e, especialmente, as declarações de intenções. O destaque deste é o nascimento do - Primeiro Mercado Audiovisual e Documentário Musical de Barcelona, uma experiência pioneira com o ano zero, mas espera que possa desenvolver alguma autonomia e sentido como tem feito o Festival. É verdade que o público habitual não o vê como uma novidade, mas é de vital importância a relação do festival com a industria e, especialmente, para facilitar o desenvolvimento do género, o que favorecerá o público a médio prazo.

Barcelona era una fiesta (Underground 1970-1983)-Morrosko Vila-San-Juan,Spain 2010,56’

Breaking Rocks - Alan Miles - United Kingdom – 2009 – 75’

Brian Eno - Another Green World -Nicola Roberts - United Kingdom – 2010 – 60’

Carnival! - Don Letts - United Kingdom – 2009 – 48’

Comin' Home- Chris Hegedus, D.A. Pennebaker - United States – 1991 – 34’(Janis Joplin com Big Brother and Holding Company tocando no Generation Club em memoria a Martin Luther King, gravando o primeiro grande album, "Cheap Thrills", e no Monterey Pop Festival de 1967 tocando o lendario "Ball and Chain".


Depeche Mode 101 - Chris Hegedus, D.A. Pennebaker, David Dawkins - United Kingdom, United States – 1989 – 120’

Um dos filmes máis celebrados do mundo. 101,o registo de Pennebaker do concerto número 101 da tourné Music for the Masses.

Dont Look Back - D.A. Pennebaker - United States – 1967 – 96’

O documentario musical máis influente que existe. O director classifica-o de “clássico”, documentando em 1965 a tourné inglesa de Dylan: jornalistas humilhados, managers belicosos, fãs sem fôlego companheiros ilustres (Joan Baez, Donovan, Alan Price).

It Might Get Loud - Davis Guggenheim - United States – 2008 – 97’

Tres guitarras, três formas de rock’n’roll, se juntam para fazer ruído. Um blues-rocker 70’s (Jimmy Page), o " hombre-hacha " 80’s (The Edge) e um querubim do blues-rock (Jack White, The White Stripes).

Keep on 'Rockin - D.A. Pennebaker - United States – 1969 – 96’
Um monumento há inocência. Pennebaker enfoca o anacrónico festival rock’n’roll de Toronto de 1969, um evento que seria un analgésico contra as turbulências do ano. Reaparecem Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis e Bo Diddley, como aeronautas de um planeta sem decepção.

LEMMY - Greg Olliver, Wes Orshoski - United States – 2010 – 117’

Bruto como um tractor, mas pioneiro. Mais punk que os punks, o de Lemmy sempre foi rock’n’roll primario. Aos 62 anos, Lemmy Kilminster fez tudo, mas ainda quer mais. Dave Grohl, Alice Cooper, Slash o Mick Jones se inclinam ante ele.

LENNONYC - Michael Epstein - United States – 2010 – 115’

Monterey Pop - D.A. Pennebaker - United States – 1968 – 91’- Antes de Woodstock existiu Monterey.

ON/OFF: Mark Stewart (Pop Group to Maffia)- Tøni Schifer - Germany – 2009 – 87’

RIDE, RISE, ROAR -David Hillman Curtis - United States – 2010 – 87’
A tourné de David Byrne e Brian Eno, 2008-2009

Searching for Jimi Hendrix -Chris Hegedus, D.A. Pennebaker - United States – 1999 – 57’
En Searching For Jimi Hendrix aparecem um grupo de músicos entre os quais se encontram Los Lobos, Laurie Anderson, Roseanne Cash e Cassandra Wilson, gravando as canções de Jimi Hendrix.

Sex & Drugs & Rock & Roll: The Life of Ian Dury - Mat Whitecross - United Kingdom – 2009 – 117’

The Rolling Stones. Let's Spend the Night Together -Hal Ashby - United States 1982, 95’

The Song Remains the Same - Peter Clifton , Joe Massot - United Kingdom, United States – 1976 – 137’
Led Zepplin no Madison Square Garden.

The White Stripes: Under Great White Northern Lights- Emmett Malloy - United States – 2009 – 93’

Tom Zé, Astronauta Libertado - Ígor Iglesias González - Spain – 2009 – 90’
O génio brasileiro.

Upside Down: The Story of Creation Records - Danny O'Connor - Ireland, United Kingdom – 2010 – 101’
Creation tinha os Primal Scream, Jesus & Mary Chain, MBV y Teenage Fanclub, as drogas, Oasis, Alan McGee e Bobby Gillespie, Norman Blake, Noel Gallagher.

When You're Strange: A Film About The Doors - Tom DiCillo - United States – 2008 – 86’

Who is Harry Nilsson (And Why Is Everybody Talkin' About Him?) - John Scheinfeld - United States – 2010 – 116’
Nenhum outro artista tem arrastado o seu talento para o esgoto, como Nilsson, o compositor dos anos 60, arquétipico brilhante que poderia ser tudo, mas decidiu se afogar no seu duende. A eterna história de uma farra, um dom destruído, tudo está aqui.


William S Burroughs: A Man Within -Yony Leyser - United States – 2010 – 88’
Burroughs, icon da contracultura e besta negra do governo, escritor pioneiro, assassino da sua mulher. Tem música: Sonic Youth, e arquivo inédito, John Waters, Laurie Anderson, Iggy Pop, Gus Van Sant, Jello Biafra.


Ziggy Stardust and the Spiders from Mars - D.A. Pennebaker - United States – 1973 – 87’

3 Julho de 1973:o último concerto de Ziggy Stardust, o final da tourné de Aladdin Sane.
Outra grande novidade deste ano é o nascimento de uma pequena extensão online do Festival, que vai levar a todo o país. É claro que as novas tecnologias e distribuição de forma legal do audiovisual está aqui para ficar, e festivais de cinema não devem virar as costas para os novos usos culturais. As tecnologias de comunicação saõ utilizadas para alcançar aqueles que estão longe, e o In-Edit Beefeater quer se aproximar de quem está interessado no documentário musical, onde quer que viva em Espanha.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails