Formados em 1989, na altura com André e David Maranha, Bernardo Devlin e António Forte, os Osso Exótico editaram até ao momento oito álbuns. Embora com aparições irregulares nos últimos anos (principalmente em actuações ao vivo), mantêm-se como um dos projectos mais duradouros e consequentes na música experimental portuguesa. “Sablier” é o nono álbum e é uma peça ensaiada ao longo do ano passado com o propósito desta edição para Serralves, com formação constituída por André e David, Francisco Tropa, Patrícia Machás e Manuel Mota. Ganha maior relevância ouvida ao vivo, pelo trabalho percurssivo de André Maranha e Francisco Tropa, conseguido apenas pelo deslizar de uma garrafa de vidro sobre grãos (o som do vinil está óptimo e dá uma dimensão incrível a este trabalho). Sendo impossível de o fazer em casa, o DVD capta bem a experiência e é essencial para compreender e usufruir a peça.
Patrícia Machás, André Maranha, Francisco Tropa, Manuel Mota e David Maranha
LP+DVD, 2010 ed. Serralves (Portugal) MACS-DVD01 and MACS-LP01
David Maranha e Manuel Mota levam mais de 20 anos de música sem nunca terem trabalhado juntos com cantores. Arnold Dreyblatt, Z'ev, Chris Cutler, Phill Niblock ou Ben Frost já foram cúmplices de Maranha, enquanto Chris Corsano, Noël Akchoté, Tetuzi Akiyama, Terre Thaemlitz ou Sei Miguel já partilharam a sua música com Manuel Mota.
Ambos formam, com André Maranha, Patrícia Machás e Francisco Tropa, os Osso Exótico, uma das referências mais duradouras e importantes da música experimental portuguesa; e, com Margarida Garcia e Afonso Simões, os Curia, desde 2007.
Sem comentários:
Enviar um comentário