04/07/2010

THE SCISSOR GIRLS

Scissor Girls foram um colectivo de Chicago que se centrou em torno da teclista Azita Youssefi, e da baterista Heather Melowicz. Muita atitude, foram capazes de atrair a atenção do público, e gravar dois álbuns e uma série de singles / compilações. A musica de We People Space With Phantoms (Atavistic, 1996) é uma mistura de punk esquizóide, funk, música electrónica de vanguarda e improvisada, evoca por vezes os God Is My Co-Pilot.

Se pudéssemos ter o som dos Melt-Banana, Boredoms e Wire e executar as músicas através de um moedor de carne, o resultado seria parecido com Scissor Girls.

Enquanto crescia na década de 80, os futuros membros das SG - Azita Youssefi (AZ) e Heather Melowic ( Heather M) discutiram a idéia de começar uma banda e, eventualmente, as Scissor Girls iniciaram em 1991, após Youseffi convidar Sue Anne Zollinger (SA) para se juntar á banda.

Outra pessoa fundamental na história da banda foi Kelly Kuvo, uma amiga do grupo que acabou substituída por Zollinger. No início, ela trabalhava em cartazes da banda e folhetos, ajudou as Scissor Girls no primeiro show em 1992.

A estréia foi 1992 com o single "Phy, Diablo!" que saiu pelo selo Monkeytech. Ao mesmo tempo as SG fizeram uma aparição numa compilação chamada “Time Expired”, juntamente com Slant 6, Drinking Woman e Rastro!

Em 1994, a banda deveria gravar um 10″ single para a Quinnah Records, mas quando as fitas masters do álbum foram enviadas para a unidade de gravação, o edifício incendiou-se. O lançamento do álbum foi adiado, mas finalmente acabou por ser lançado em 1994 - não como um registo 10 ", mas como um 12" e incluiu faixas adicionais gravadas pela banda no início de 94. A editora The Making Of Americans re-editou “From The Scissor Girls To The Imaginary Layer On Skeletons” em CD.
O 10" EP So That You Can Start To See What, inclue, a suite, Weird 09 (27 minutos).

Scissor Girls entraram em estúdio para gravar um follow-up “Phantoms”, mas as sessões não foram concluídas, frustradas com a falta de dinheiro da turnê / gravação, a banda separou-se. A Atavastic, no entanto, ainda lançou “Here Is The Is Not” 1997, uma compilação de singles.

Após o fim do Scissor Girls todos os membros continuaram a tocar em outras bandas - Youseffi formou Bride Of No No, Mellowic os Lake of Dracula e Kuvo forma Sweet Thunder.

Azita Youssefi já havia gravado experiências individuais de música electrónica em Music For Scattered Brains (SG, 1996 - Atavistic, 1997) sob o nome de AZ.

Lake of Dracula, formada em 1996 com Heather Melowicz, foi outra "no wave" banda baseada em Chicago. Lake of Dracula (Skin Graft, de 1997) foi uma experiência selvagem, com batidas dance enredada em ambient drones, transformando-se em jams prog-rock.

Azita (no baixo) e dois guitarristas formam os Bride Of No No, e gravam BONN Appetit (Atavistic, 2000)e o póstumo II (Atavistic, 2003).

Bride Of No No incluía as guitaristas dos Metalux, uma free-form electronic-acid-rock outfit, que gravou Fluorescent Towers (2002), Waiting for Armadillo (2004) e Victim of Space (5 Rue Christine, 2005), além de uma colaboração com John Weise, Exoteric (Load, 2006).

O segundo album a solo de Azita, Enantiodromia sai pela(Drag City, 2003) uma reminiscência de Thalia Zadek nos Live Skull, e de Lydia Lunch. O terceiro álbum, intitula-se Life On The Fly (Drag City, 2004)é mais dançante e enérgico,com o ritmo de John McEntyre, e a guitarra de Jeff Parker.

How Will You (Drag City, 2009)com um repertório virtualmente infinito de nuances melódicas e uma compositora adulta multi-facetada á lá Jane Siberry. Como vocalista, a sua gramática é um estranho híbrido, que faz referência tanto ao estilo austero e erudito de Robin Holcomb, o meticuloso e estilo introvertido de Annette Peacock, o exuberante jovem de Neneh Cherry, e o período filosófico, Mingus-de Joni Mitchell.

Kelly Kuvo Dot Dot Dot)
Sue Anne Zollinger
Azita Youssefi (Bride Of No No)
Heather Melowic (Lake Of Dracula)

Discografia:
Phy, Diablo! 7", Dark Red (Monkeytech Records,1993)

To: The Imaginary Layer On Skeletons LP, CD (Quinnah Records,1994)

New Tactical Outline, Sec. 2 7″ (SG Research, 1995)

We People Space With Phantoms CD (Atavistic, 1996)

so that you can start to see what S-T-A-T-I-C-L-A-N-D, Vinyl, 10" (Load Records,1996)

Here Is The “Is-Not” CD (Atavistic, 1997)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails