02/04/2010

BLITZOIDS

Chicago tem um movimentada tal multi-camadas, cenas e estilos diversificados que nestes dias, é fácil esquecer-se de bandas como os Blitzoids, que continuaram em face da total indiferença. Quantas mais bandas estarão esquecidas à espera do seu justo reconhecimento?

Não me lembro de quando eu descobri os Blitzoids, uma banda de Chicago, que existiu principalmente durante o final dos anos 80 e no início dos anos 90, quase nunca tocaram ao vivo, foram principalmente uma banda de estúdio. Durante um tempo, na história do rock de Chicago, os experimentadores foram os Blitzoids que cedo revelaram uma forte afinidade com o movimento europeu progressivo chamado Rock in Opposition (eu costumo falar aqui,citando algumas bandas) centrado em torno de figuras como Henry Cow (Inglaterra), Stormy Six (Italia), Samla Mammas Manna (Suécia), Univers Zero (Belgica), Etron Fou Leloublan (França). Não deixa as competências técnicas de lado, ambicioso na melodia e harmonia, é uma espécie de prog rock que não estava obcecado com um grande número de notas.

O trio era formado pelos irmãos Chris e Steve De Chiara e Jim Nickels, apesar de outros músicos ajudarem de vez em quando. Chris De Chiara ganhou notoriedade depois de guitarrista original no The Vandermark Quartet. O grupo lançou apenas dois álbuns para a sua própria Mook Records, (Stealing From Helpless Children, 1987, e Look Up, 1990)os quais foram recentemente reunidos numa colectania em duplo CD na Ad Hoc Records,

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails