18/03/2010

MORREU ALEX CHILTON

Mais um, que mais posso eu dizer..... agora foi Alex Chilton, que morreu, hoje, em Nova Orleães, aos 59 anos, vítima de ataque cardíaco.

Alex Chilton, cantor e guitarrista dos Big Star, um dos grupos de rock mais influentes a sair da década de 1970, faleceu aos 59 anos de idade.

Os Big Star são uma das mais importantes bandas dos anos 70, tendo editado três álbuns de culto:1972’s #1 Record, 1974’s Radio City e em 1978 o escuro e brilhante Third/Sister Lovers. Embora Bell tenha saído da banda após #1 Record, Hummel depois de Radio City - Big Star só lançaram três álbuns de estúdio, três álbuns, mas que foram incríveis:todos colocados na Rolling Stone como 500 Greatest Albums of All Time, e as suas faixas clássicas "Third" e "September Gurls" alcançaram o 500 Greatest Songs of All Time.

A solo, Chilton editou mais de uma dúzia de discos e produziu bandas como os Cramps.

Figura de culto venerada por bandas como os REM, Replacements, Yo La Tengo, Wilco ou Jeff Buckley, Alex Chilton tinha 59 anos e terá sido vítima de um ataque cardíaco.

Segundo a Rolling Stone, Alex Chilton sentiu-se mal e foi transportado para um hospital de New Orleans, nos Estados Unidos, onde acabou por morrer.

Criados no início da década de 70, os Big Star, voltaram a juntar-se na década de 90 e gravaram um disco em 2005, In Space .

Enquanto durou apenas alguns anos, o impacto dos Big Star continua a reverberar décadas mais tarde. R.E.M., the Replacements como principais influências, o album dos Replacements "Pleased to Meet Me dispõe de uma canção intitulada" Alex Chilton ".

Chilton tornou-se um ícone de culto de musicos, e artistas como Beck, Wilco, Elliott Smith, REM, Cheap Trick, Jeff Buckley, Garbage, Bat For Lashes e Whiskeytown fizeram covers de canções dos Big Star. O interesse renovado na música da banda, levou a uma reunião no início dos anos 90 e novo álbum em 2005, In Space, que contou com dois membros dos The Posies, Ken Stringfellow e Jon Auer.

No ano passado, foi editada a caixa Keep An Eye on the Sky .


“It’s not like I’m a ‘big star’ constantly getting noticed, but I do get recognized” disse à Rolling Stone, em 2000. "O bom é que as pessoas no meu bairro só me conhecem como Alex".

Dentro de poucos dias, os Big Star iriam actuar no festival South By Southwest, na cidade texana de Austin.

Alex Chilton deixa a mulher, Laura, e o filho Timothy.

1 comentário:

Luis Baptista disse...

Que pena. Morreu pelo menos na melhor cidade norte americana.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails