18/03/2010

ALEX CHILTON

Alex Chilton classificado como uma das figuras mais influentes da música americana nos últimos 40 anos. Primeiro como o vocalista dos Box Tops, em seguida, como o rosto principal da ícone pop Big Star, e finalmente, como um artista a solo desafiador, que se recusa a ser subordinado na sua lenda, Chilton tem criado um corpo de trabalho que oferece algo para aproximadamente todos.

Nascido e criado em Memphis, Chilton tornou-se numa estrela aos 16 anos, quando “The Letter” dos Box Tops atingiu o topo dos hits de verão de 1967. Embora os Box Tops passarem a reunir vários hits, Chilton ansiava por sair, deixou a banda em 1969. Após um breve período como artista solo, juntou-se com os nativos e companheiros de Memphis, Chris Bell, Andy Hummel, e Jody Stevens em 1972.

A banda já estava em vigor quando entrou, era uma mistura power pop com o som dos Beatles e Beach Boys.Os Big Star foram aclamadso pela crítica, mas ignorados comercialmente.

Baptizado de Big Star, sem leve traço de ironia, o grupo (com várias encarnações) lança três brilhantes albums pop - # 1 Record, Rádio City, e Sister Lovers - que viriam a tornar-se pedras de toque para o movimento alternativo pós-punk que começou a fomentar em meados dos anos 80.

Tragicamente, o co-fundador dos Big Star Chris Bell - o problemático vocalista da banda ,dividiu as letras com Chilton - morreu num acidente de carro em 1978, deixando Chilton como o pára-raios relutante do grupo dedicado ferozmente a seguir.

Os eventuais problemas que tive com Chris estava estritamente sob a superfície do que ele estava pensando. Quero dizer, eu não estava tendo problemas com ninguém, e se Chris estava tendo problemas comigo, quase nunca falava nisso comigo. Chris era uma pessoa muito sigilosa, e uma pessoa muito misteriosa. Mas os seus problemas pessoais não eram a minha preocupação, de qualquer maneira, disse Alex Chilton

Nos anos seguintes, Chilton que gostava de música soul e pop britânica, segue uma carreira marcada por um ecletismo resultando no trabalho às vezes deslumbrante como em 1995 com A Man Called Destruction e, por vezes perturbador ,1980, Like Flies on Sherbert.

Em 1993 Chilton ressuscitou uma versão re-trabalhada dos Big Star, com os The Posies, de Jon Auer e Ken Stringfellow. Um álbum ao vivo foi lançado no mesmo ano, e em 2005 o quarteto grava o primeiro álbum de estúdio a suportar a alcunha Big Star em mais de 25 anos.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails