12/02/2010

A CENSURA DO GOOGLE


Parece que o Google vira ditador, anda a plagiar as ideias de censura do nosso governo.

O Google fechou blogs de música, sem aviso prévio, devido à violação de direitos autorais, dezenas deles ainda permanecem em linha.

Os autores de sites hospedados no Blogger ou Blogspot receberam avisos de que todo o seu conteúdo gerado em anos, será simplesmente apagado. Os críticos já chamam o acto de genocídio dos blogs de "musicblogocide 2010".

"Gostaríamos de informar que recebemos outra denúncia a respeito do seu blog", começa a carta recebida por cada um dos proprietários dos blogs- Pop Tarts, Masala, I Rock Cleveland, To Die By Your Side, It's a Rap, e Living Ears. Todas estes são-blogs - sites que escrevem sobre música e MP3 . "Após uma revisão da sua conta, observamos que o blog tem repetidamente violado os Termos de Serviço do Blogger ... [e] nós fomos forçados a retirar o seu blog. Obrigado pela sua compreensão".

Foi esta a explicação que todos receberam. Apesar de operarem na periferia da Internet, alguns desses blogs postavam o conteúdo musical com autorização – algumas vezes, inclusive das editoras. Bill Lipold, do I Rock Cleveland, diz que já recebeu avisos de violação de copyright por postar no blog mp3s promocionais. Alegou para o Google que as músicas postadas nos últimos dois anos vieram de conteúdo promocional do artista ou da editora.

A Google respondeu-lhe que as informações que havia recebido da editora não condiziam com a versão de Lipold. Para o provedor caso se trate de um ruído de comunicação, o assunto deveria ser resolvido então entre a editora e o autor do blog.

Faixas de Jay Reatard, Nadja, BLK JKS e Spindrift atrairam queixas na Digital Millennium Copyright Act, E.U.A.- a lei dos direitos autorais da internet nos Estados Unidos. A pior questão é que os blogueiros não sabem como abrir um processo para impedir a interrupção do blog e, pior ainda, as notificações que chegam via DMCA omitem o nome da canção ofendida, o que prejudica a argumentação da defesa do próprio blog.

Desculpem a natureza desta pequena nota, mas como devem ter notado o meu blog - http://poptartssucktoasted.blogspot.com - foi assassinada pelo conglomerado vilão conhecido como Goggle (Blogger) ontem de manhã, devido à violação de direitos autorais ou como quiserem chamar. Embora ter recebido a triste notícia, o Eardrum NYC conseguiu reunir 70-80% dos meus posts a partir do 5 últimos anos como um cache e enviou-o para mim! Isso e o facto de eu já estava parcialmente configurado para o Wordpress que me permitiu mover rapidamente e economizar mais do que tinha sido tirado de mim. Durante as últimas horas tenho recolhido postos e re-levanta-los no meu novo site - http://poptartssucktoasted.com - e consegui que se assemelhe ao que tínha antes!.


O Blogspot hospeda dois principais blogs de música, Gorilla vs Bear e My Old Kentucky Home, que não mostram sinais de terem sido atingidos. "Eu não vou postar alguma coisa que não é aprovado, e, obviamente nada de grandes editoras", disse Chris Cantalini do Gorilla vs Bear's . "Mas, aparentemente, isso não importa em alguns desses casos."

Num comunicado de imprensa no ano passado, o Google parece reconhecer esta distinção, anunciando uma nova política vis-à-vis aos blogueiros de música. De agora em diante, escreveu, avisos da DMCA não resultará na exclusão imediata de blogs. Em vez disso, mensagens individuais seriam retiradas temporariamente, com um aviso destacado para ajudar os bloggers a responder as acusações. Os Bloggers de música são uma grande parte dos usuários.

"É triste porque estávamos documentar a música dos jovens de todo o globo", disse Guillaume Decouflet co-fundador do Masala, em meados-2005. Junto com os seus parceiros, Decouflet introduziu centenas de milhares de leitores de géneros underground, como kuduro e funk carioca. "Para muita gente, era a música que não teriam sido capazes de descobrir em outros lugares". Decouflet está agora a tentar "salvar" o arquivo Masala, utilizando a ferramenta do Google Reader própria para desenterrar posts antigos.

Outros blogs banidos tomaram medidas semelhantes. Living Ears, It´s a Rap, e Pop Tarts relançaram em novos URLs, geralmente sem qualquer material mais antigo.

"O Google está tratando blogueiros como Big Brother", disse ele. "Atira primeiro, pergunta depois", refer Guillaume Decouflet.

Já há quem queira excluír o seu blog da busca do google.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails