12/02/2010

CAN

 Formados em Colónia, Alemanha 1968, os Can incluia o baixista Holger Czukay, teclista Irmin Schmidt, guitarrista Michael Karoli, e o baterista Jaki Liebezeit, juntamente com o membro original David Johnson, um compositor, flautista e músico electrónico, deixou em 1969 após a banda começar a tomar uma direcção orientada para o rock. Czukay e Schmidt tinham orientações musicais exclusivamente avant-garde clássico, enquanto Liebezeit tinha tocado em grupos de jazz, até ingressar nos Can. Eles usaram os nomes Inner Space and The Can antes de finalmente se decidirem por Can. Liebezeit posteriormente sugeriu a backronym "comunismo, o anarquismo, o niilismo" para o nome da banda.

No Outono de 1968, a banda contou com a criatividade, altamente rítmica, mas instáveis e por vezes conflituosa do americano Malcolm Mooney, um pintor de Nova York , com quem gravou o material para um álbum Prepared to Meet Thy Pnoom. Este primeiro álbum foi rejeitado pela sua editora, só foi lançado em 1981, sob o nome Delay ,1968.

Os Can eram diferentes, certamente autênticos, pioneiros do experimentalismo. Um dos mais importantes grupos de krautrock, tinham um estilo fundamentado em bandas de rock como os The Velvet Underground, com influencias no minimalismo, e músicas do mundo.

O álbum de estréia, "Monster Movie" foi lançado em 1969. Marcaram a cena musical o suficiente para a imortalizar com os seus discos, na medida em que até hoje ainda são citados por exercerem uma influência considerável sobre o avant-garde, experimental, underground, ambient, New Wave e música electrónica.

Descrito pelo teclista Irmin Schmidt, como uma comunidade anarquista e pelo guitarrista Michael Karoli como uma geometria do povo. Construiram a sua música em grande parte através da improvisação livre, o baixista Holger Czukay referiu-a como "composição instantânea" .

Eles tiveram apenas um sucesso comercial ocasional, com singles como "Spoon" e "I Want More" atingindo paradas nacionais individuais. No entanto, através de álbuns como Tago Mago (1971) e Ege Bamyasi (1972), exerceram uma influência considerável sobre avant-garde, experimental, underground, ambient, New Wave e música eletrônica .

Um dos maiores guitarristas  psicadélicos de sempre morreu em Novembro 2001, Michael Karoli,  perdeu sua longa batalha contra o cancro. Julian Cope escreveu no livro  Krautrocksampler, ele era ‘a wizard and a true star.’

Karoli,  era uma pessoa muito alegre, a sua inocência juvenil, o seu descuido lúdico contribuiu significativamente para a sua banda fixar uma dimensão inovadora na história do pop e um fundo inesgotável de ideias para gerações de músicos, não só na Alemanha. Dez anos mais jovem do que seus companheiros  teve o cuidado de criar estruturas complexas ao som da banda sempre com um certo efeito "So What" , e deu-lhes o funk e sex appeal, essencial para a sobrevivência de uma banda de rock, ainda nos anos sessenta .


Holger Czukay - bass
Jaki Liebezeit -percussão
Irmin Schmidt - electric piano/organ
Michael Karoli-guitar
Damo Suzuki-vocals

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails