Em 1896, o cinema substituía o cinematoscópio e filmes curtos de dançarinas, actores de vaudeville, desfiles encheram as telas americanas.Nova York já concentrava a produção cinematográfica em 1907.Quando o negócio prosperou, acendeu-se a luta entre as grandes produtoras e distribuidoras pelo controle do mercado.As fábricas de sonho em que se transformaram as corporações do cinema descobriam ou inventaram astros e estrelas.
Depois da primeira guerra mundial, Hollywood superou em definitivo franceses, italianos, escandinavos e alemães, consolidando sua indústria cinematográfica e tornando conhecidos em todo o mundo, génios, e comediantes do cinema mudo, como Charles Chaplin,(mistura humor, poesia, ternura e crítica social),Oliver Hardy e Stan Laurel("O Bucha e Estica")o actor e cineasta Buster Keaton (1895-1966)que com a sua marca de comédia física, tornou-se o mestre da "slapstick comedy".
O humor nos filmes de Buster Keaton, o grande rival de Chaplin, fazia-se através das chamadas gags; corridas, quedas, fugas. Uma das grandes inovações de Keaton, no entanto, é o facto da sua comédia se basear num personagem impassível, que mantém as mesmas feições diante dos factos ocorridos. Isso explica os apelidos dados a ele pelos críticos; O Grande cara de pedra e O homem que nunca ri.
1929-31- flagelado com problemas conjugais e de alcoolismo, a carreira desbota durante a transição do mudo ao filmes sonoro.
1951-aparere com Chaplin em Limelight Chaplin, Keaton revive a carreira.
1956 - Prémios: "George Award", 1ª anual, George Eastman Festival of Film Arts, em Rochester, New York.
1959- Special Academy Award, " pelo seu talento único,trouxe comédias imortais para a tela " .
Nome original, Joseph Francis Keaton VI, nasceu a 4 de Outubro de 1895, em Piqua, KS; morreu de cancro de pulmão, a 1 de Fevereiro de 1966, em Los Angeles.
Sem comentários:
Enviar um comentário