A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
29/10/2009
GONG 2032
De todas as bandas que surgiram e desapareceram nos últimos 40 anos, é espantoso que os Gong ainda andam por aí.A sua música e as suas apresentações ao vivo foram infame, e os seus apetites psicadélicos eram notórios.
Gong ficaram até á marcaçãocda data da próxima tourné pelo Reino Unido, e prepara-se para ser um evento de proporções épicas. É em apoio da sua improvável tour, a gravação do novo lançamento data de 21 de Setembro, 2009.
The Radio Gnome Trilogy é a obra mais conhecida dos Gong. Os três discos compõem o conjunto Flying Teapot, Angel's Egg e You. Todos eles foram libertados entre 1973-'74, e continuam a ser o ponto alto da carreira do grupo. Ao mesmo tempo, um extraordinário guitarrista Steve Hillage tinha acabado de entrar para o grupo, e trouxe com ele um alto nível de musicalidade que melhorou o seu som.
Em 1975, a dissolução inevitável começou, com a saída do fundador, e Hillage saíu no ano seguinte. Como tantas psychedelic / progressive bandas da época, os Gong alegremente batalharam, mesmo com as mudanças de line-up e estilos, para um público cada vez maior.
Houve uma reunião recentemente, mas 2032 é a primeira gravação, com o grupo arque típico desde 1974, e anunciado como uma continuação da história Gnome Rádio. Por um lado,o som destes velhos hippies é o estado-da arte. Também parece como se Planet Gong fosse visto pelo Dr. Funkenstein.
A marca psicadelica dos Gong faz a sua aparência nos oito minutos de "How To Stay Alive". Em seguida, vem "Escape Controle Delete", que faz subir o psych, enquanto parafraseando Robert Heinlein: "Se você se sentir como um estranho numa terra estranha, é provável que também o seja ".
O electro-funk de "Robo-Warriors", é o som mais surpreendente a aparecer em 2032. Poderia ter sido uma faixa dos Funkadelic.
A última música comanda a maior atenção. O instrumental "Portal" é Steve Hillage no seu melhor, e o solo do sax de Didier Malherbe serve para contrastar e complementar a música também.
Há tantos bons momentos em 2032, que se torna difícil catalogar todos.
Basta lembrar, porém, que 2032 está apenas a 23 anos de distância.Todos nós sabemos, que os Gong podem ter um novo disco e tourné já programada para depois.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário