A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
18/09/2009
LEE , faz 120 anos
Quem produziu os primeiros jeans com fecho?
Quem inventou as jardineiras?
Quem criou o primeiro blusão de ganga de corte ajustado?
A Lee, a lendária marcas de jeans, que celebra um aniversário muito especial: 120 anos, desde a sua criação em 1889 - parabéns á Lee, e para comemorar lança em Setembro uma edição limitada com peças históricas. A linha - toda masculina - um modelo de t-shirt com estampa inspirada nos trabalhadores, um overall - jardineira idealizada em 1911, produzida inicialmente para ser usada pelo trabalhador manual - e uma reedição da calça jeans 101Z de 1916 - o primeiro jeans com fecho do mundo.
Tudo começou em 1889, quando Henry David Lee fundou uma empresa no Kansas especializada na distribuição de alimentos. Em pouco tempo, percebeu a necessidade de produzir roupas que proporcionassem segurança para os seus funcionários.
Não demorou portanto para que, em 1911, criasse a "Lee Bib Overall", uma espécie de macacão com vários bolsos. Em seguida, veio o "Union All", Em 1911, desenhou o Bib Overall (jardineira com peitilho) e o famoso fato-de-macaco Union-All seguiu-se, em 1913.
O boom começou mesmo a partir de 1924, quando a Lee criou as calças cowboy de rodeo.
Quando em 1926, a Lee coloca o primeiro fecho nuns jeans, torna-se responsável por um avanço de design que ainda hoje tem impacto na forma como milhões de pessoas os vestem em todo o mundo. Um ano antes, a marca já tinha utilizado o primeiro fecho numas jardineiras, criando outra peça icónica: o Whizit.
O blusão de ganga Lee Rider Jacket (101J) foi também uma revolução em 1931: é o primeiro blusão cujo corte estreito e ergonómico permitia uma maior sensação de movimento a quem o vestia, podendo até ser utilizado por baixo de um outro casaco.
Já o Storm Rider Jacket, um dos blusões mais famosos da Lee, seguiu-se em 1933, como versão de Inverno do 101J. Apresenta um forro em manta de lã do Alaska, colarinho em bombazine e foi vestido por várias estrelas de cinema, onde se incluem Marilyn Monroe e Paul Newman.Elvis Presley, Marilyn Monroe e os Beatles também usaram Lee.
O impacto da Lee aumentou em 1955, o ano em que James Dean utilizou uns jeans da marca no filme “Rebelde Sem Causa”. Os jeans iniciaram nesse período uma transformação importante: Abandonavam o estatuto de roupa de trabalho e tornavam-se apelativos a todos.
Em 1963, a Lee chegou à Europa e tornou-se uma marca global. Quatro décadas mais tarde, abre a sua primeira loja na mítica Carnaby Street em Londres, cimentando ainda mais a sua reputação pioneira.
Marcadores:
a marca de jeans,
design- Lee
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário