O membro fundador dos Negativland, Richard Lyons, morreu na passada terça-feira, no dia do seu aniversario e com a mesma idade de Prince, 57 anos.
Lyons foi vítima de um melanoma nodular, um tumor maligno da pele.
Em 2015, a banda já tinha perdido Ian Allen e Don Joyce. No Facebook os Negativland deixaram o seu tributo a Lyons.
A banda, conhecida por ter editado na histórica SST e por ter parodiado os U2 quando assinou um disco com o nome dos irlandeses, vai agora continuar como um trio. Os concertos serão retomados já em Maio.
Eu vi o concerto dos Negativland a 18 Maio, 2008, no Museu Arte Contemporânea de Serralves.
Rádio Universitária do Minho (RUM), Rádio Zero e Rádio Universidade de Coimbra (RUC)
PERFORMANCE / RÁDIO “IT’S ALL IN YOUR HEAD FM” NEGATIVLAND
Conhecidos e polémicos os ‘culture jammers’ norte-americanos Negativland têm vindo a desenvolver, desde os anos 80, uma linha de trabalho onde os sons e imagens encontrados e capturados aos ‘mass media’ e posteriormente editados, rearranjados e transformados das mais variadas formas, são centrais na realização e veiculação das suas posições enquanto artistas.
Destacam-se álbuns como “Escape From Noise”, “Helter Stupid”, “U2”, o livro/CD “Fair Use: The Story Of The Letter U And The Numeral 2” (sobre o caso que opôs em tribunal o grupo à editora Island, sobre direitos de propriedade intelectual), e o programa de rádio “Over The Edge”.
Em “It’s All In Your Head FM”, esta estratégia é usada na construção de um documentário-colagem no formato de programa de rádio onde são levantadas questões relativas à religião (Deus, a fé,…) e às crenças do mundo nos nossos dias.
Ciclo DOCUMENTE-SE! Reflexões sobre o social, foi um conjunto de eventos que tiveram lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e no Auditório de Serralves.
No Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CONFERÊNCIA MARK HOSLER
Mark Hosler, membro fundador e um dos líderes dos Negativland, colectivo experimental norte-americano conhecido pelas colagens musicais onde, apropriando-se e rearranjando fragmentos retirados da indústria cultural de massas e corporativa, tece a crítica a essa mesma indústria e cultura, numa estratégia que o grupo denominou por “culture jamming”.
Como membro deste colectivo, Hosler escreveu ensaios e artigos para publicações como a "Billboard" ou a "NYU Law Commentator" e profere regularmente conferências, com especial incidência na necessidade de reforma da política do ‘copyright’ na sociedade e cultura dos nossos dias.
Lyons faleceu no dia de seu aniversário, 19 de abril, de complicações devido ao melanoma nodular, um câncer que ele lutou por mais de 12 anos. De acordo com um post na página oficial do Facebook do Negativland, o câncer havia retornado recentemente e levou a tumores inoperáveis em Lyons, coluna, fígado e cérebro. O posto também afirma que Lyons morreu "pacificamente e sem dor", rodeado por outros membros dos Negativland depois de uma festa de aniversário em sua instalação de enfermagem, onde ele estava recebendo cuidados paliativos.
Lyons ficou prolífica até o fim. De acordo com a banda, passou os seus últimos dias trabalhando em novas capas feitas à mão para uma futura reedição de 1980 LP de estreia de Negativland. Ele também foi entrevistado para um documentário sobre o grupo, que está atualmente em produção.
Um músico insaciável e artista, Lyons era conhecido por seus pseudônimos e alter egos que variam da personalidade no rádio de Dick Vaughn para pregador Pastor Dick.
As suas numerosas contribuições para o legado dos Negativland incluem, o LP "Estus W. Pirkle", o infame sampler do tema “Christianity Is Stupid” 1987.
Lyons também foi responsável pela emissão de um falso comunicado de imprensa alegando que a canção tinha desempenhado um papel na vida real no assassinato á machadada de David Brom com 16 anos da família Rochester, do Minnesota.Em 2001, Lyons liderou a memoravel e desastrosa transmissão de rádio de uma pista de bowling Walnut Creek (mais tarde lançado em CD como Ultimate Pinsmack), também tirou muitas fotos que inspiraram o álbum dos Negativland de 2002, Deathsentences of the Polished and Structurally Weak.
Nascido em 1959, em Castro Valley, Califórnia, Lyons é o terceiro membro dos Negativland morrer no ano passado. Don Joyce e ex-membro Ian Allen também faleceram recentemente. Apesar disso, Negativland vão avançar com planos para uma série de apresentações ao vivo em Maio, bem como "um trio de projetos futuros álbuns."
Lyons é sobrevivido por sua mãe e irmã.
Sem comentários:
Enviar um comentário