O rapper Frank Ocean é o homem do ano para a MTV.
O músico já tinha sido nomeado para seis Grammys, além de ser a Next Big Thing da Q e de ter ganho um prémio MOBO. Agora, Ocean que este ano se estreou com o álbum «Channel Orange», é o homem do ano para o canal de televisão.O presidente da MTV, Stephen Freidman, justifica a escolha com «o compromisso com a liberdade de expressão que inspirou milhões» de Frank Ocean. «Ele recusou que a homofobia o impedisse (de se assumir homossexual) e o impacto cultural do seu trabalho vai ecoar durante anos».
Para mulher do ano, a MTV escolheu Malala Yousafzai. A paquistanesa de 15 anos resistiu a um ataque de soldados talibãs que culminou num tiro na cabeça e tornou-se um símbolo da resistência do seu povo.
Malala defensora do ensino para as mulheres, que sobreviveu, há um mês, a um atentado realizado pelos talibãs paquistaneses.
A jovem ativista de 15 anos ficou conhecida em 2009 ao denunciar num blogue publicado pela BBC as ações dos talibãs na região de Swat, onde vivia.
“Dias antes de Malala ser atacada pintaram marcas vermelhas no nosso portão. O meu pai apagou as marcas duas ou três vezes. Depois da terceira vez, recebeu um telefonema a perguntar se Hina Khan era filha dele, ao que respondeu sim. Então eles disseram que não poupariam nenhum de nós porque porque Hina Khan defendia a educação”, disse Hina Khan.
Tal como outras jovens defensoras do direito das mulheres à educação, Hina e a família tiveram de fugir de Swat.
Sem comentários:
Enviar um comentário