10/11/2012

CITAÇÃO - GENERAL PETRAEUS

"Amor e escândalo são os melhores adoçantes do chá".

Petraeus, o brilhante general que arruinou sua carreira por um "caso"

David Petraeus, um militar do mais alto perfil, com amplo conhecimento sobre o Iraque e o Afeganistão, atirou por terra sua brilhante carreira ao renunciar a seu posto à frente da CIA devido a uma relação extraconjugal.
"Após estar casado por mais de 37 anos, demonstrei um critério extremamente pobre ao ter uma aventura extraconjugal. Um comportamento inaceitável como marido e como líder de uma organização como a nossa", disse.

Com estas palavras, em um breve e inesperado comunicado, Petraeus anunciava a sua renúncia, aceita imediatamente pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que reconheceu, no entanto, o "extraordinário serviço" prestado à nação.

O general de quatro estrelas já retirado das Forças Armadas assumiu seu cargo à frente da CIA em setembro de 2011, em substituição ao atual secretário de Defesa, Leon Panetta.

Petraeus foi o artífice da estratégia no Iraque que contribuiu para a queda dos índices de violência no país árabe depois que o então presidente George W. Bush (2001-2009) o nomeou o principal responsável militar americano da força multinacional em janeiro de 2007, cargo que ocupou até setembro de 2008.

Sua chefia foi marcada pelo aumento do número de militares americanos e pela criação dos Conselhos de Salvação, milícias tribais sunitas que colaboram com as tropas estrangeiras e iraquianas em sua luta contra a insurgência.

O seu perfil de estrategista levou a Casa Branca a nomeá-lo em 2010 o chefe da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês) no Afeganistão, após 20 meses como chefe do Comando Central do Exército dos EUA, com a esperança de que repetisse o mesmo êxito com as 30 mil tropas adicionais aprovadas por Obama em 2009.

Nascido no estado de Nova York em 7 de novembro de 1952, Petraeus destacou-se desde a sua juventude por sua facilidade para praticar todos os tipos de desportos e pelos seus dotes intelectuais.
Com 60 anos de idade, procura manter-se em forma, é amante de ski,  futebol, ea  sua competitividade levou-o a desafiar em algumas ocasiões soldados mais jovens a ver quem fazia mais flexões.

Acostumado a superar desafios na área militar e na sua vida pessoal, em 2009 venceu um cancro de próstata detectado em fase adiantada e que foi erradicado após dois meses de radioterapia.

Formado em 1974 na academia militar de West Point, onde acabou com o décimo melhor expediente da sua promoção, apenas dois meses após a graduação casou com Holly Knowlton, com quem tem dois filhos, Stephen e Ann.

Holly Petraeus apoiou a carreira do seu marido e interveio em favor das famílias dos militares. Actualmente, era a responsável pelo Escritório de Proteção Financeira ao Consumidor para os membros das Forças Armadas

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails