The Gang of Four são um grupo pós-punk de inglês deLeeds. Os membros originais eram (da esquerda para a direita) o guitarrista Andy Gill, baterista Hugo Burnham, guitarra baixo Dave Allen, e o vocalista Jon King.
Totalmente activos entre 1977-1984, com quatro anos muito produtivos (1977 a 1981), durante o qual a banda lançou quatro álbuns (dois deles grandes discos) e um punhado de EPs e singles.
Em maio de 1984, após as partidas sucessivas de Allen (formou os Shriekback) e Burnham (passou a jogar com os ABC, Nona Hendryx, Wall of Voodoo's de Stan Ridgway, Nikki Sudden, Samantha Fox, e Public Image Ltd.), os Gang of Four desfizeram-se, fato que não foi amplamente divulgado, nem conhecido nem lamentado na época.
Depois ressurgiram duas vezes na década de 1990, King e Gill. Em 2004, a formação original reuniu-se em Novembro de 2006, mas Allen foi substituído no baixo por Thomas McNeice e Burnham na bateria por Mark Heaney.
Eles tocam uma mistura despojada de punk rock, com fortes elementos de funk, reggae e minimalismo dub, com uma ênfase sobre a politica e os males sociais da sociedade. Gang of Four são amplamente considerados como uma das principais bandas do final dos anos 1970s inicio dos 80, e do movimento pós-punk.
Os seus últimos álbuns (Songs of the Free e Hard) encontrou-os com o amolecimento de algumas das suas qualidades mais dissonantes, e deriva para a dance-punk e o disco.
Em 1990, a EMI / Warner Bros lançou A Brief History of the 20th Century, uma compilação que inclui canções de todos os quatro registos da banda, mesmo Hard, o último e o pior.
O álbum de estréia, Entertainment!, classificado em 490º pela revista Rolling Stone, The 500 Greatest Albums of All Time.
David Fricke na Rolling Stone disse: "os Gang of Four são provavelmente a melhor banda de motivação política no rock & roll".
Sem comentários:
Enviar um comentário