24/07/2012

EYVIND KANG + JESSICA KENNEY

Jessika Kenney e Eyvind Kang são um dueto de voz e viola. Jessika é uma cantora de voz etérea, fora do espaço e do tempo, com mais de 20 anos de estudo em universos musicais tão diferentes quanto a música sacra ocidental, a música de gamelões javanesa e a música clássica persa.

O compositor americano e multi-instrumentista, tem sido requisitado para trabalhar com nomes como Mike Patton, Mr. Bungle, Sunn O))), Animal Collective, Sun City Girls, Laurie Anderson, Blonde Redhead, Laura Veirs, The Stares, John Zorn, Wayne Horvitz' 4 +1 Ensemble, e Bill Frisell's quartet. 

 Consensual para muitos, enigmático para outros, a verdade é que os seus discos nem sempre têm sido fáceis de catalogar – temos que estar preparados para viagens sonoras que vão desde o Jazz, à música Ambiental ou à Folk de vários locais do Mundo. Este universalismo/exotismo musical, levou-o, por exemplo, a ser convidado para compor ao lado da trupe Secret Chiefs 3. O seu instrumento de eleição tem sido o violino, mas as suas composições vão muito para além disso, são várias as dimensões, instrumentos e emoções. Algumas vezes dissonante, mas sem dúvida um músico exímio e ambicioso na expressão de diferentes culturas e tradições.

O percurso de Jessika Kenney abrange tanto as tradições como o experimentalismo moderno – prova disso é a sua formação que partiu dos sons tradicionais da música persa e também da música de Java (música dos gamelões), para se vir a entregar de corpo e alma a alguns dos projectos mais marcantes da música experimental dos últimos anos, sejam os discos de Sunn O))), Wolves in the Throne Room ou Asva. Gravou inclusive com Eyvind Kang (Aestuarium), num ambicioso exercício de texturas minimais e ambientais. A sua voz é o seu instrumento, levando o corpo ao encontro do imaterialismo – etérea e emocional.



Tocaram ontem no Porto, e no dia 24 Centro de Artes de Sines- FESTIVAL MUSICAS DO MUNDO

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails