John Zorn Film Works, Vol. 10: In the Mirror of Maya Deren, 2001, Tzadik Records.
Este projecto, é a banda sonora para o documentário In the Mirror of Maya Deren by Martina Kudlácek, depois do lendário diretor vanguardista, é talvez a obra mais acessível de Zorn para cinema. De acordo com notas do disco, a maioria da música do filme foi composta por peças do companheiro de Deren, Teiji Ito, que foram marcados para o seu filme e intercaladas por gravações de campo de rituais vodoo.
Zorn foi convencido a criar uma musica total para esta imagem. Como, conductor e keyboardist Zorn emprega uma pontuação construída sobre padrões repetitivos, melodias esqueléticos que levam em consideração as composições revolucionárias de Teiji Ito, amor de Deren na percussão acompanhada do ritual vodoo, e a música ancestral da sua nativa Kiev.
Músicos colaboradores de Zorn - Jamie Saft, Cyro Baptista, e Erik Friedlander - levaram em conta as dinâmicas particulares de fazer música para um documentário sobre um diretor cujos filmes eram todos menos banda sonora, até depois que ela morreu. Zorn abrange este material com a mesma atenção dos detalhes que deu a o grupo de câmara Masada.
Deren
teria ficado, no mínimo, satisfeita, e que é tão alto quanto um elogio
que pode ser dado a este trabalho maravilhoso por um dos compositores mais
prolíficos, profundo e poéticos.
Sem comentários:
Enviar um comentário