A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
21/03/2012
Festival Para Gente Sentada 2012
Uma canção dos portugueses A Jigsaw foi seleccionada como uma das melhores de Março pelo Guardian.O jornal inglês seleccionou «The Strangest Friend» entre outras 37 canções de todas as origens do globo. São uma das bandas a seguir em 2012, a conselho da revista francesa “Les Inrockuptibles”. Considerados pela revista holandesa “Heaven Magazine” como um dos projectos Indie Folk Americana mais interessantes e originais do continente europeu, a banda que um dia adoptou o nome da música Jigsaw You, composta por dEUS, assumiu agora a linguagem do indie Folk e é composta por três multi-instrumentistas. São eles João Rui, Jorri e Susana Ribeiro.
A banda de Coimbra continua assim a ser reconhecida internacionalmente e está no meio de nova digressão ibérica.
Os portugueses Aquaparque, A Jigsaw e The Telegram são confirmações no cartaz do Festival Para Gente Sentada, a decorrer nos dias 24 e 25 de Março, no Cine Teatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira.
24 Março
Low
Aquaparque
a Jigsaw
25 Março
Tindersticks
Thomas Belhom
The Telegram
No princípio, é sempre a palavra, mas antes da palavra fala o silêncio. Depois a música como o vento sopra onde quer. Percorre todo o espaço e depois desce e entra no nosso corpo e é aqui que nasce a música.
Para gente que gosta de música e que não se deixa enganar por coreografias ou por saltos gratuitos porque sabe o Homem não salta só com as pernas mas, sobretudo, com a intensidade do sonho e do desejo de ser e sentir.
O Homem vive também do desejo, da escuridão, da luz, das telhas e das colmeias.
Numa iniciativa da empresa municipal Feira Viva, com produção a cargo da Ritmos, a oitava edição do festival continua a ter a mesma filosofia de sempre: reunir uma seleção da nova vaga de cantores e compositores num evento para «apreciadores de música para ouvir e sentir», num formato alternativo aos festivais de verão, «intrinsecamente ligados a géneros musicais de massas».
O Festival Para Gente Sentada nasceu em 2004 com o objectivo de preencher uma lacuna existente no mercado nacional de oferta musical. Surgiu também como alternativa aos festivais de Verão, intrinsecamente ligados a géneros musicais de massas.
Foi precisamente para contrariar esta lógica, dar a conhecer alguns artistas de renome e marcar a diferença com a realização de um evento original no país, que Santa Maria da Feira apostou neste festival ímpar que se realiza há 8 anos consecutivos.
O impacto mediático do Festival Para Gente Sentada apresenta-se como uma mais-valia para a sua realização, em grande parte devido à participação de cantautores/songwriters internacionais, muitos deles em estreia absoluta no nosso país.
Pelo palco do Cine-Teatro António Lamoso já passaram alguns nomes sonantes, tais como: Devendra Banhart, Kate Whalsh (2004), Patrick Wolf, Woven Hand (2005), Adam Green, Sparklehouse (2006), Richard Hawley e Nina Anastasia (2008).
Curiosamente na sequência de um concerto memorável, Devendra Banhart decidiu criar uma canção com o nome “Santa Maria da Feira” para o seu álbum “Cripple Crow”, em homenagem ao ambiente vivido na primeira edição do Festival Para Gente Sentada.
Neste regresso a Portugal, a banda de Stuart Staples vem apresentar o último trabalho “The Something Rain”, gravado entre Maio de 2010 e Agosto de 2011 e que inclui nove canções, entre elas “Medicine”.
Com um acarreira de quase 20 anos, os norte-americanos “Low”, que actuam no primeiro dia do festival, vêm a Santa Maria da Feira apresentar o seu nono álbum, “C’mon”, editado em 2011. O álbum, que conta com 10 temas originais, foi gravado numa antiga igreja católica do Minnesota, aproveitando em absoluto as condições únicas do espaço.
Marcadores:
festivais- Festival Para Gente Sentada 2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário